minutas
- Os meus queridos amigos Pablo Machado e Marcelo Pinguim acabam de inaugurar o delicioso e irreverente Bar’t’Papo. Com petiscos de boteco, cardápio elaborado por este colunista, boa música, marca do já consagrado programa que leva o mesmo nome, e uma decoração hipercriativa, o café e choperia tem tudo para bombar! Pablo é graduando em Comunicação Social/Jornalismo. Trabalhou na TVC como produtor, apresentador do TVC Sports, cinegrafista, editor de vídeo. Atualmente está na Rede Luz (canal 99), na Rádio Comunidade FM, com o programa Resenha Esportiva, na produção e direção do programa Bar’t’Papo, na TV Zoom, e ainda apresenta o programa WEB Sports, na WEB TV. Tem um filho flamenguista, Pablo Filho, 11. É noivo da Carina Macedo, filho do megajogador Dedeu, que mostrou suas habilidades nos clubes do Friburguense, Fluminense e Coritiba. Também é filho de Márcia Machado, biblioteconomista, funcionária da Secretaria de Educação e coordenadora das bibliotecas da rede municipal. O Bar’t’Papo/Usina Café fica na Rua Dante Laginestra 55, Centro, no prédio da Usina Cultural. Um viva a Pablo Machado! Um viva bem grande e sucesso à família Bar’t’Papo!
dicionário
PAVÊ – Forma aportuguesada da palavra francesa pavé, que significa um “pavimento de pedra” redondo ou quadrado. Dentro da culinária, pode significar torta doce ou salgada, ambas frias, em camadas, geralmente na forma quadrada ou retangular. O pavê doce é composto de camadas intercaladas de bolo esponjoso e creme amanteigado, com cobertura de glacê. O pavê salgado normalmente é feito com salmão, linguado ou faisão e toma a textura de uma musse e a forma retangular. Usa-se aspic para cobri-lo.
ASPIC – Nome que recebe um caldo bem cozido, temperado e clarificado, que pode ter como base carne, peixe ou ave. Em função da adição de substâncias apropriadas, ao esfriar ele toma consistência gelatinosa e consistente. É usado para recobrir pratos frios, enformados, feitos com antecedência. O aspic pode ser feito com o auxílio de mocotó, claras de ovos, gelatina ou outra substância semelhante.
perfil
PABLO MACHADO
BAR’T’PAPO
NÃO COME: Quiabo.
COME DE JOELHOS: O bolinho de aipim com queijo da dona Deny, sogra do Marcelo Pinguim, que é uma cozinheira de mão cheia.
GOSTA DE COZINHAR? Só sei fazer, e mal, miojo!
SOBREMESA: Pavê, de qualquer sabor. Pavê com morangos é o meu predileto.
BEBIDA QUE APRECIA: O chope da Heineken, bem gelado!
BOTECO PREDILETO: Atualmente, o Bar’t’Papo da Usina Café!
RESTAURANTE PREDILETO: Rei da Picanha.
O QUE PODE TIRAR VOCÊ DO SÉRIO NUM RESTAURANTE: Mau atendimento e comida fria.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Ilha Grande, em Angra dos Reis.
SERRA OU MAR? Depende da época do ano.
JANTAR INESQUECÍVEL: O do meu noivado, em Ilha Grande.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Quando programamos uma volta ao local. É sinal que fomos bem atendidos!
O QUE É SERVIR BEM? Fazer com que o cliente volte e indique o lugar.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, o povo e a diversidade gastronômica.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O trânsito, a saúde e a falta de qualificação na área turística.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Divulgação, em nível nacional e internacional, das nossas riquezas turísticas e gastronômicas.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Um sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só; um sonho que se sonha junto é realidade (Raul Seixas).
receitas
PAVÊ AOS QUATRO QUEIJOS
INGREDIENTES - 1 pão de forma sem a casca. Para o creme, ½ litro de leite tipo B; um tablete de caldo de galinha; duas colheres sopa de amido de milho; ½ lata de creme de leite sem soro; 3 gemas; salsinha verde e tempero a gosto. Para a pasta, 200g de queijo fundido amassado com o garfo; 100g de queijo parmesão ralado grosso; 100g de queijo prato ralado grosso; uma colher (chá) de orégano seco; ½ lata de creme de leite (restante); ½ xícara (chá) de molho de tomate pronto; 150g de requeijão cremoso. Para a cobertura, 3 claras batidas em neve; 1 xícara chá de parmesão ralado fino; orégano a gosto.
MODO DE PREPARO - Creme: coloque numa panela o leite, o caldo de galinha e o amido de milho e leve ao fogo, mexendo sempre, até formar um creme. Desligue o fogo e junte as gemas, os temperos e o creme de leite. Empregue quando frio. Pasta: Misture todos os ingredientes e reserve. Cobertura: Misture delicadamente todos os ingredientes e reserve.
MONTAGEM DO PAVÊ - Unte ligeiramente com manteiga um pirex médio iniciando com uma camada de pão, metade do creme, metade da pasta rosé, pedacinhos de requeijão cremoso e repita mais uma vez, terminando com pão. Por último, espalhe a cobertura. Leve o sanduíche ao forno a 200ºC e deixe até que esteja totalmente gratinado. Sirva quente ou frio.
RENDIMENTO: 10 a 12 porções.
NOTA: Optei por esta receita para fugir um pouco dos tradicionais pavês doces. O recheio pode ser variado, conforme o gosto. Fica muito bom também com massa de rocambole, mas esta já seria outra receita. Pode ser degustado sozinho, como entrada, ou acompanhado de salada de folhas.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário