O disco de estreia da banda foi lançado em setembro de 1982 pela Som Livre e não agradou muito a crítica da época. Esse é um dos poucos discos dos anos 80 que carrega características dos anos 70, com a forte influência do blues. E falando em blues, duas faixas do álbum foram feitas para dois aspirantes do gênero. Uma chama-se “Certo Dia Na Cidade”, composição de Guto, Frejat e Cazuza e escrita no encarte “para Jimi Hendrix”. A outra é a terceira faixa, “Down em Mim”, que, mesmo não escrito no encarte do álbum, no filme biográfico Cazuza - O Tempo Não Para, o mesmo diz que estava com a Janis Joplin na cabeça quando a compôs. As músicas clássicas desse álbum são a já citada “Down em Mim”, “Billy Negão”, “Ponto Fraco”, “Todo Amor Que Houve Nessa Vida” e “Por Aí”. O álbum tem como característica as melodias simples, marcantes, com uma banda excelente — e as letras, verdadeiras poesias. A maioria composta pela dupla Frejat e Cazuza, abordam temas como a solidão, tristeza, o próprio estilo rock e o amor. A canção “Billy Negão” conta a história de um bandido que rouba para sorrir cheio de dentes para o seu amor. “Todo Amor Que Houver Nessa Vida”, uma das melhores composições do Cazuza, foi adicionada ao repertório de Caetano Veloso, que o citou como o poeta daquela geração. Mais tarde, a música ainda entrou também no repertório da cantora Cássia Eller, que a deu uma roupagem especial.
Um álbum que foi praticamente o pioneiro do rock nos anos 80 e marcante, pois nele esses grandes músicos já mostravam seu talento que se faz presente no rock brasileiro até hoje. Leia mais em: http://dizconauta.blogspot.com
Nome: Barão Vermelho
Ano: 1982
Produção: Ezequiel Neves e Guto Graça Mello
Músicos: Cazuza (vocal), Roberto Frejat (guitarra), Dé Palmeira (baixo), Maurício Barros (teclado e piano) e Guto Goffi (bateria e percussão)
Faixas:
1. Posando de Star
2. Rock N’ Geral
3. Down em Mim
4. Billy Negão
5. Certo Dia Na Cidade
6. Conto de Fadas
7. Ponto Fraco
8. Todo Amor Que Houver Nessa Vida
9. Por Aí
10. Bilhetinho Azul
Deixe o seu comentário