Nutrição - Está chegando o frio... - 11 a 13 de junho 2011

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 10 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Com o friozinho chegando, a maioria das pessoas já começa a se preocupar com a balança. É comum ficar com mais vontade de comer, principalmente alimentos calóricos.

Nesta época do ano é comum as pessoas abusarem na alimentação. São feijoadas, doces, enfim, pratos quentes ou frios o dia todo, para saciar uma vontade quase incontrolável de comer. O problema é que as pessoas esquecem que é preciso hidratar. Vamos perdendo a água do corpo sem perceber por conta da baixa umidade, o que pode causar tonturas, mal-estar e enjoos. Isto porque a alimentação é realmente mais pesada durante o inverno, tem mais sal, mais temperos com condimentos pesados para esquentar.

Ao contrário do que muitos acreditam, a tendência para emagrecer é maior no inverno do que no verão. Mas isso acontece apenas se comermos as mesmas quantidades nas duas estações, pois o corpo precisa produzir mais energia para se aquecer.

Uma boa dica nos dias de frio é abusar das sopas e caldos à base de legumes, que, além de aquecer, são preparações menos calóricas. Uma boa fonte de proteína como carnes magras, legumes variados, hortaliças, tubérculos e leguminosas, são ricos em fibras que ajudam a regular a função intestinal, e provocam uma maior sensação de saciedade. Ervas aromáticas podem ser utilizadas para dar mais sabor. Mas lembre de deixar o queijo e as torradinhas de lado e invista nas folhas verdes como acompanhamento.

Não deixe de consumir frutas, principalmente as cítricas, como laranja, limão, goiaba e acerola, pois são ricas em vitaminas e minerais, que aumentam as defesas do organismo e evitam doenças, principalmente gripes e resfriados.

Outra questão é a escolha das bebidas. Vinhos e bebidas destiladas, que podem ser servidas quentes ou com temperatura ambiente. Não há problema, desde que a água não seja deixada de lado. Mas, se puder ingerir chás de camomila, erva-doce e hortelã, que fazem bem a crianças e adultos, pois esquentam e ainda diminuem a ansiedade. Opções como leite com canela ou com hortelã podem servir como alternativas para o chocolate quente para quem precisa evitar alimentos gordurosos.

Uma boa seleção de alimentos pode suprir as necessidades aumentadas de calorias sem levar a um aumento de peso corporal. Portanto, aqueça-se neste inverno, mas não descuide da alimentação. Aproveite as dicas e utilize uma alimentação gostosa, mas ao mesmo tempo saudável.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade