Exercícios que fazem a vida melhor

sexta-feira, 10 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Thereza Freire Vieira (*)

Toda contratura muscular traz consigo prejuízos.

A coluna vertebral sofre a ação do tempo. Sabe-se que, depois da menopausa, por desequilíbrio hormonal, mulheres precisam de um cuidado especial para evitar uma série de problemas, sendo a osteoporose o mais prejudicial, pelas dores musculares e articulares, trazendo como consequência também as fraturas, que poderão levar a pessoa à imobilização e mesmo à deficiência física.

A diminuição do movimento dos ombros vai trazendo problemas, como se o tórax se fechasse, e com isso diminuindo a capacidade respiratória. O hábito do abraço poderia orientar para que pudesse aumentar a amplitude dos movimentos das articulações dos ombros. Movimentos amplos, não apenas da parte física, mas sentir, acompanhar com a parte emocional. Poderia fazer os exercícios ouvindo uma música e recordando os momentos bons que tiveram na vida, dos abraços carinhosos que deram ou receberam.

A mobilidade da coluna cervical é importante para evitar as contraturas que poderiam trazer como consequência até mesmo problemas circulatórios, como adormecimento dos membros superiores e esfriamento das mãos. A coluna lombar poderia trazer problemas circulatórios das extremidades inferiores, a contratura dos glúteos, que pode trazer até problemas sexuais.

Com o envelhecimento, há diminuição da massa óssea. Para isso, existem exercícios que podem ser feitos em casa, em seu quarto, sendo frequentes, se possível diários, mesmo que não seja por muito tempo: vinte ou trinta minutos — e ouvindo música para relaxar.

Há uma relação entre o exercício e a diminuição da tensão. Se as pessoas, quando tensas, fizessem uma caminhada, poderiam observar o bem que faz. Se souber a reação das tensões, da tristeza, dos aborrecimentos sobre a contratura muscular, poderá descobrir até de onde vem a tensão, pois para cada tipo de reação existe uma zona desencadeadora.

Quando a pessoa vai se curvando, arcando para frente, como se estivesse se fechando, realmente vai comprimindo as vísceras intratorácicas, causando uma deficiência respiratória, circulatória.

Adquira bons hábitos e verá como a vida será bem melhor.

(*) - Médica Geriatra e escritora,

colaboradora de jornais e revistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade