Em Nova Friburgo, o inverno inspira poesia

sexta-feira, 03 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

ALEX SANDRO SANTOS

No relógio pendurado no pequeno prego da parede da sala já se declara o amanhecer, contudo, ao abrir a porta e espiar o dia pela primeira vez um nevoeiro intenso cobre toda a cidade e, por consequência, faz desaparecer as belas montanhas que dão um charme esplendoroso a Nova Friburgo. Juntamente com a bruma, o frio arrepia a pele e causa sensações como a de estar dentro de um frigorífico tamanho gigante. Por isso agasalhos de lãs da feirinha de artesanato das praças Getúlio Vargas e Suspiro são sempre ótimas opções para superar o clima. Com o passar dos anos, os que se apaixonaram por Nova Friburgo e vieram de outras cidades para residir entre as montanhas, respirar ar puro e ter como visão mais de 60% de Mata Atlântica conservada de todo o estado do Rio, descobrem que o inverno serrano torna-se uma boa estação para contemplar a natureza e se divertir.

Não há dúvida de que o azul por aqui é mais intenso. Embora amanheça quase sempre coberta pelo branco do nevoeiro, Nova Friburgo, nesta época, parece se descortinar de toda impureza e, com isso, o céu é tingido por um tom azul-anil inigualável. O sol por detrás dos montes esverdeados brilha com esplendor e logo enche de luz e calor o dia a dia friburguense. À noite, logo quando o sol se aconchega e se deita atrás das Catarinas é sinal de que o frio já está por chegar. Hora de vestir novamente os casacos e olhar para o céu, pois neste palco espetacular será a vez das constelações ganharem vida e demonstrarem publicamente suas magnificências e brilhantismo. Para dormir, os edredons dão aquela aquecida e, às vezes, até dois ou mais para garantir que o frio da madrugada não incomode o sono.

Mas, apesar do frio, que para muitas pessoas ainda causa desânimo e angústia, o inverno é a estação onde os ipês florescem pelas matas da cidade e trazem uma coloração sempre especial e bonita às paisagens friburguenses. É o momento ideal para se deliciar com cappuccinos, chás, chocolates quentes, sopas, fondues...

Nova Friburgo no inverno, mais do que em qualquer época do ano, inspira poesia.

alex.sandro.fotografias@gmail.com

www.alexsandrofotos.blogspot.com

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade