Gastronomia - 28 a 30 de maio 2011

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 27 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra

minutas

- O grande amigo Luizinho não é só querido por mim, e sim, por muitas pessoas. Principalmente pelos anos de magistério. Por todos os lugares onde passa, Luiz é carinhosamente lembrado e admirado. Formado em Matemática pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia e pós-graduado em Planejamento Educacional pela Salgado de Oliveira e Educação Matemática pela UFF, Luiz leciona no município há 18 anos. Já deu aulas no Modelo, Cêfel, Nossa Senhora das Graças, IPC e dirigiu a Escola Tiradentes por oito anos. Um viva bem grande a todos os professores! Um viva bem grande ao meu querido amigo Luizinho!

dicionário

CRÈME BRÛLÉE – Sua tradução literal seria “creme queimado”. Feito à base de leite, gemas e açúcar, pouco antes de ser servido tem sua superfície de açúcar polvilhado queimada rapidamente em uma salamandra ou maçarico culinário. A superfície caramelizada torna-se quebradiça, criando um belo contraste com o creme suave e macio.

CREME CHANTILLY – Creme vaporoso e denso, feito a partir do creme de leite batido, aerado e depois acrescido de açúcar. Foi criado em 1714, por um suíço, Fritz Karl Vatel, durante sua estada na França, primeiro como chef na casa do intendente real Nicolas Fouquet, em seu castelo de Vaux-le-Vicomte, e depois como chef do marechal de Condé, no castelo de Chantilly. Apesar de ter sido servido pela primeira vez no castelo de Vaux-le-Vicomte, acabou tomando nome do castelo de Chantilly.

perfil

LUIZ ANTÔNIO PEREIRA GOMES

PROFESSOR

NÃO COME: Gosto de tudo.

COME DE JOELHOS: Bacalhau e camarão.

GOSTA DE COZINHAR? Gosto. Faço bacalhoada, pizza... Gosto de aprender coisas novas!

SOBREMESA: Crème brûlèe.

BEBIDA QUE APRECIA: Vinhos, na presença de – e com – amigos.

BOTECO PREDILETO: Jabar, dos meus amigos Abimael e Rosângela.

RESTAURANTE PREDILETO: Viva Rô!

O QUE PODE TIRAR VOCÊ DO SÉRIO NUM RESTAURANTE: Pessoas falando alto.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Armação de Búzios.

SERRA OU MAR? Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: As feijoadas do Chico.

O QUE É SER BEM SERVIDO? Quando somos bem recebidos e tudo sai a contento.

O QUE É SERVIR BEM? Deixar as pessoas bem à vontade.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, o espírito receptivo do friburguense e o verde de minha terra.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O trânsito, a falta de ônibus depois da 21h e a falta de educação de algumas pessoas.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Mais festivais gastronômicos e com uma divulgação dirigida nacionalmente.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Minha cidade é uma praça toda florida e cheia de graça! (Teleco Ventura)

receitas

CRÈME BRÛLÉE

INGREDIENTES: 5 gemas; 200ml de creme de leite; 1 litro de leite; 10 colherinhas (café) de mel; 1 fava de baunilha; 20g de açúcar de confeiteiro.

MODO DE PREPARO:

Abra a fava de baunilha ao meio e raspe suas pequenas sementes dentro de uma caneca; junte o leite, leve ao fogo até ferver e desligue. Esfrie rapidamente no gelo; pré-aqueça o forno a 150°C; bata as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas, juntando o mel em fio só no final. Coe o leite já fervido, coloque em uma vasilha que possa ir a banho-maria, acrescente o creme de leite e os ovos batidos. Leve ao fogo em banho-maria e vá mexendo sem parar, até ficar cremoso. Coloque seis vasilhas em banho-maria em uma assadeira. Encha as vasilhas com o creme, tomando cuidado para que a espuma abaixe, e complete a porção. Leve ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 50 minutos (ou até ficar firme e levemente dourado). Cuide para que a água não ferva, senão o creme irá talhar. Retire do banho-maria e deixe em temperatura ambiente. Polvilhe o creme com o açúcar e queime com um maçarico.

NOTAS: Caso tenha dificuldade para achar a baunilha em fava, use a essência de baunilha. Não é a mesma coisa, mas ajuda aromatizar o creme. Raspinhas de laranja ou limão também são bastante usadas, querendo, adote-as em uma próxima vez.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade