Os focas - 21 a 23 de maio 2011

Por Amine Silvares, Bruno Pedretti e Leonardo Lima
sexta-feira, 20 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Tá ficando difícil... Ajuda!

Haja criatividade pra fazer essa introdução, viu? Toda semana exercitando a arte da escrita, transbordando talento pelos poros. Uma hora acaba. Ou, pelo menos, vai ficando mais difícil. Se você não se aguenta mais de tanta inspiração, escreva um texto e mande pra gente! O nosso e-mail é osfocas@avozdaserra.com.br. Quem sabe você não é o próximo Shakespeare.

Emagrecer a qualquer custo: vale a pena?

Leonardo Lima

A obsessão por emagrecer é um problema que atinge pessoas de todas as faixas etárias. A cada dia tem se tornado mais comum o uso de medicamentos “milagrosos”, que fazem perder aqueles quilinhos indesejáveis em apenas algumas semanas. Um desses medicamentos é a sibutramina, que reduz a vontade de comer, com o aumento da sensação de saciedade, e acelera o metabolismo de quem a utiliza, resultando assim na perda de peso. “Comecei a tomar a sibutramina para auxiliar no início de uma dieta, sem indicação médica. Tomei por 15 dias e o resultado foi fantástico. Perdi praticamente quatro quilos em uma semana e meia”, afirma Emanoel Barata, de 22 anos.

Entretanto, ele revela que nem tudo correu dentro do esperado. “Os efeitos colaterais foram horríveis: boca seca, estresse alto e muita insônia. Cheguei até passar mal por fazer uso do medicamento”. De acordo com Emanoel, em pouco tempo, todo o peso que ele havia perdido foi recuperado. “Resolvi parar com o remédio e seguir com a dieta. Comecei a sentir a falta do medicamento logo no início, pois a fome estava ficando sem controle. Engordei de novo. Não adiantou nada”, diz.

As queixas de Emanoel Barata fazem sentido. Em julho de 2010, a Anvisa aumentou para 60 dias o prazo de validade da prescrição do medicamento, que antes era de 30 dias. Além disso, reduziu a quantidade de dosagem máxima diária para 15mg. Há também uma série de contra-indicações do medicamento, como em pacientes com antecedentes de anorexia, hipertensos e que fazem o uso constante de bebidas alcoólicas.

Entre os sintomas mais comuns em quem faz o uso da sibutramina estão aumento da pressão arterial, taquicardia, palpitações, dores de cabeça, insônia, lombalgia, náuseas, sudorese, alteração do paladar, entre outras. Além disso, uma queixa constante de quem utilizou o medicamento é de que o peso perdido foi recuperado em pouco tempo. De fato, a sibutramina deve ser utilizada em conjunto com dieta e exercícios físicos, como parte de um programa de controle de peso, e sempre sob supervisão médica.

FRASE DA SEMANA

“Antes de emprestar dinheiro ao seu amigo, verifique qual dos dois você gosta mais”

LEMBRA DISSO?

Amine Silvares

Confesso que, depois de 15 anos sem assistir, ainda sei cantar a música tema de Sailor Moon. Era um dos desenhos que eu mais gostava e passou na extinta Manchete entre 1996 e 1997. A série começou como mangás no Japão e foi publicada entre 1992 e 1997. A versão em anime tem 200 episódios que são divididos em cinco fases: Sailor Moon, Sailor Moon R, Sailor Moon S, Sailor Moon Super S e Sailor Moon Stars.

A série ficou tão famosa no Japão que após o término da primeira fase milhares de mães ligaram para a rede de TV que exibia a animação para saber se haveria uma continuação. Nos EUA, a saga sofreu diversos cortes devido ao conteúdo considerado impróprio para menores. No Brasil também houve cortes, já que os episódios exibidos aqui vinham do México.

As Sailors eram Serena, a Sailor Moon, Amy, a Sailor Mercúrio, Rei, a Sailor Marte, Lita, a Sailor Júpiter, Mina, a Sailor Vênus, Michiro, a Sailor Netuno, Haruka, a Sailor Urano, Hotaru, a Sailor Saturno e Setsuna, a Sailor Plutão. E tinha ainda Darien, par de Serena, e Rini, filha do casal. Outro casal da série, desta vez bastante polêmico, era formado por Michiro e Haruka. Como um dos primeiros casais homossexuais das animações, elas causaram bastante desconforto e foram censuradas em diversos países, tendo muitas cenas românticas cortadas. Para finalizar, os gatos Lua, Ártemis e Diana, filhotinha dos dois.

A série era muito legal. Acho que o que me chamou a atenção foi o fato de que eram guerreiras, ao contrário de todos os outros programas da época, que focavam em personagens masculinos. Todas as minhas amigas e as minhas primas viam e todas tinham uma Sailor preferida. Uma pena que apenas a primeira fase tenha sido transmitida na Manchete. O desenho chegou a ser transmitido também pelo Cartoon Network (que exibiu também Sailor Moon R), pela Record e pela Rede Brasil, mas não teve a mesma recepção.

LI, VI E OUVI

Bruno Pedretti

Li: A revista Placar do mês de maio traz Kaká como destaque. O principal questionamento da revista é: Kaká vai renascer? Os apaixonados por esporte podem conferir ainda matérias com o atacante do Corinthians, Liedson, com o técnico do Internacional, Falcão e saber mais sobre as sedes da Copa de 2014. A revista mensal especializada em jornalismo esportivo é uma boa opção para ficar por dentro dos assuntos que rolam nas mais diversas modalidades.

Vi: Tudo pode dar certo, de Woody Allen. A comédia tem como ator principal Larry David, interpretando Boris, um velho rabugento que tem o hábito de insultar seus alunos de xadrez. Ex-professor da Universidade de Columbia, ele considera ser o único capaz de compreender a insignificância das aspirações humanas e o caos do universo. Boris é surpreendido por Melodie, uma adolescente que fugiu de casa e procura um lugar para morar em Nova Iorque. A garota pede a Boris para ficar na sua casa e o velho atende a contragosto. Ela se instala e, com o passar do tempo, não aparenta ter planos de deixar o local. Até que um dia lhe diz que está interessada nele. O filme tem a duração de 92 minutos. Fica a dica.

Ouvi: A rádio MPB FM é uma ótima opção para quem admira a música popular brasileira. É possível escutar a rádio pela internet, através do site www.mpbfm.com.br e conferir a programação sem muitos comerciais. A MPB FM é a única rádio do Rio de Janeiro que toca, exclusivamente, música brasileira. Com o slogan MPB é tudo, a rádio completa 10 anos em 2011 e é um sucesso. Quem quiser ouvir, é só sintonizar 90,3 FM.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade