Nutrição - Você já ouviu falar em bisfenol A? - 2 a 4 abril 2011

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 01 de abril de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O bisfenol-A (BPA) é um monômero de plástico policarbonato — composto químico que serve para fabricação de plásticos rígidos e transparentes. Esse composto está presente em recipientes de alimentos e bebidas, como mamadeiras, embalagens plásticas e copos infantis. Além disso, pode ser encontrado no revestimento interno de enlatados, garrafas reutilizáveis de água (do tipo squeeze) e garrafões de água mineral. Só muito recentemente os efeitos adversos do material foram reconhecidos pelos cientistas. Hoje o bisfenol-A é tido como um contaminante e seu uso em mamadeiras já foi proibido na Europa. São facilmente estocados no tecido adiposo e podem ser transferidos de mãe para filho durante a vida uterina via placenta. E muitas dessas toxinas também são encontradas no leite materno e, possivelmente, transferidas à criança que é amamentada. Os possíveis perigos do bisfenol-A para a saúde incluem alterações no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê (função da glândula tiróide e crescimento do cérebro); mudanças no comportamento e no desenvolvimento do intelecto (hiperatividade e agressividade). O bisfenol-A também foi associado à obesidade, problemas cardíacos, diabetes, câncer, puberdade precoce e tardia, abortos, infertilidade e anormalidades no fígado. Pesquisas já associaram o produto químico a problemas sexuais em homens, como a diminuição da qualidade e da quantidade de esperma.

Para reduzir a exposição ao BPA, use mamadeiras e utensílios de vidro ou “bpa free” para os bebês. Não esquente embalagens de plástico com bebidas e alimentos no microondas. O bisfenol é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido.

Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas, pois o bisfenol é utilizado como resina époxi no revestimento destas embalagens. Evite pratos, copos e outros utensílios de plástico. Opte pelo vidro, porcelana e aço inoxidável na hora de armazenar bebidas e alimentos. Descarte utensílios de plástico lascados ou arranhados. Evite lavá-los com detergentes fortes ou colocá-los na máquina de lavar louças.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade