Nutrição - ”Alimente-se com saúde no verão!” - 5 a 7 de fevereiro 2011

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 04 de fevereiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

No verão as pessoas geralmente vão as praias, piscinas, sítios, clubes e muitas vezes não há alimentação muito correta. Para aproveitar com saúde esse período de temperaturas que às vezes ultrapassam os 40ºC, é preciso observar alguns cuidados com a alimentação e hidratação.

Frutas, verduras, legumes, peixe e frango não podem faltar, pois favorecem a digestão. Os cereais, de preferência integrais, e as leguminosas (grãos) também devem ser consumidas devido aos seus nutrientes e fibras presentes. Prefira os queijos magros e leite desnatado. Opte por alimentos naturais, frescos. Evite os industrializados, alimentos gordurosos, frituras, pois eles tornam o processo de digestão mais lento, dando aquela sensação de empanturramento.

Na praia é preciso sempre tomar cuidado com a ingestão de frituras, pizzas, doces e tortas. Outro alimento que tem valor nutricional interessante, mas a maioria das pessoas o consome de forma errada é o milho. Colocar manteiga ou maionese prejudica muito em questão calórica e valor nutricional. Tentar sempre não colocar estes temperos e evitar também a adição de sal exagerado. Ele leva ainda mais o inchaço, sintoma comum no calor.

O açaí é uma fruta muito nutritiva, ajuda inclusive a melhorar celulite e acne, melhorar inflamação, ajuda a perder peso. Mas a questão é que o seu consumo deve ser feito sem adição de xarope de guaraná. Deve-se misturar frutas para que fique mais doce.

Com o aumento da temperatura ambiente, torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano. A transpiração excessiva, o esforço físico ou vômitos e diarréias provocados pela ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados, podem causar um problema muito comum nesta época do ano: a desidratação. Para preveni-la, é importante ingerir líquidos de forma regular.

Na dúvida de como seguir uma boa alimentação procure um profissional nutricionista, que ajudará a montar um plano alimentar personalizado.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade