Chuva. Muita chuva. E a gente aqui, ralando. Se você ficou com pena e quer contribuir com a nossa coluna, pode mandar um texto de tema livre (olha lá o que vai mandar, hein?), com mais ou menos 1.000 caracteres, para osfocas@avozdaserra.com.br. A gente vai ler e, se gostar, será publicado e, finalmente, sua mãe poderá se orgulhar de você. E quem sabe ela não para de te chamar de inútil.
5 PERGUNTAS QUE NÃO MUDARÃO O MUNDO
Entrevistas livres de polêmica (ou não...)
Leonardo Lima
Marly Pinel - apresentadora de TV
Cerveja, cachaça, refrigerante ou suco?
Refrigerante e suco.
Marly Pinel torce para...
Flamengo!
Na casa da Marly toca...
Gosto muito de MPB e, como toda pessoa romântica, ouço muito Roberto Carlos.
De onde vem tanto bom astral?
Olha, nem eu sei responder sobre esse astral e essa força que Deus me dá.
Uma coisa que falta em Nova Friburgo é...
Faltam opções de lazer domingo à noite. Acabou a missa e tenho que ir para casa, pois não tem mais nada para se fazer nesta cidade.
ACREDITE SE QUISER
Amine Silvares
Liberdade de expressão?
O que é liberdade de expressão? O assunto está em voga desde o vazamento de documentos diplomáticos americanos, através do site Wikileaks. É tema bastante complexo e o espaço aqui é pouco, mas vou tentar explicar meu ponto de vista.
O site vem causando sérios problemas à diplomacia internacional. Tudo por causa da publicação on-line de mais de 300 mil documentos relacionados à guerra no Afeganistão e Iraque, e outras relações diplomáticas, desde o dia 28 de outubro. Claro que o fundador do site, Julian Assange, pisou em vários calos e, agora, está sendo perseguido por governos de todo o mundo. Não vai me surpreender se “suicidarem” ele uma hora dessas. Esta, infelizmente, é uma forma democrática na política internacional.
A verdadeira questão, meus caros, é que Assange não tem culpa dos documentos terem vazado. Ele meramente levou-os ao público. E isso qualquer jornalista faz. Não que o trabalho feito por Julian seja jornalismo. Está longe disso, pois, no jornalismo, há uma contextualização de informações. No entanto, um documento é confidencial para quem o classifica como confidencial, e cabe a essa pessoa mantê-lo afastado do conhecimento alheio.
Não concordo com todas as atitudes do Wikileaks, como, por exemplo, a publicação de um documento que lista locais essenciais para a sobrevivência da humanidade. É o tipo de informação que precisa ser filtrada, pois as ameaças são reais e extremamente perigosas, especialmente numa época em que ataques terroristas assolam o mundo. No entanto, ver a censura pela qual passa o site é preocupante. A qualquer momento ela pode chegar até nós. Pergunte a qualquer um que foi preso e torturado durante a ditadura militar para ter uma ideia. E, acredite, essas pessoas não são tão difíceis de achar.
Em relação às acusações de estupro que Julian Assange está enfrentando, confesso que vejo tudo com muita desconfiança, mesmo sabendo que é um crime sério e que existe a possibilidade de que seja verdade. Ele não tem uma fama muito boa entre as mulheres. Mesmo assim, é difícil não imaginar que o que está acontecendo é uma forma de retaliação ao site. Mas, o mais interessante é o apoio on-line que Julian e o Wikileaks vêm recebendo. Hackers do mundo inteiro, especialmente de um grupo chamado Anonymous, sobrecarregaram as páginas de órgãos e empresas que tentaram inibir as ações de Assange e sua equipe. Além disso, abaixo-assinados declarando apoio ao site têm rodado e-mails do mundo todo. São os grandes poderes enfrentando a fúria e força do povo. É... A Terceira Guerra Mundial começou. E é digital.
É A MINHA VEZ
Espaço dedicado aos leitores da coluna. Mande seu texto para osfocas@avozdaserra.com.br
(textos sem identificação ou em caixa alta serão desconsiderados).
A era jovem-digital
Marcos Antônio S. Filho
Já fora o tempo em que as principais brincadeiras acompanhantes ao crescimento infanto-juvenil eram pique-pega, cafifa, peão, bola de gude e outras entre centenas, nas quais era necessário sempre companhia e ar livre.
Com a globalização e a liberdade econômica, tudo está novo e alterado, afinal, pra que ficar brincando do lado de fora com todo esse calor cancerígeno (devido também a toda essa parafernália que causa uma degradação na nossa camada de ozônio radical), se você pode brincar de tudo isso através de um vídeo?
A evolução tecnológica nos dias de hoje permite viver simulações e experiências de vídeo sem necessidade de cabos e acessórios. São mundos paralelos, imagens saltando da tela na sua cara e até volantes imaginários em suas mãos para pilotar um carro megaoverpower futurista numa pista de kart feita por pura lama seca!
Se você se sente com peso a mais e precisa perder pra não pagar de bola sete na balada, pra que pagar 120 reais numa academia todo mês, se você só precisa de uma balança medíocre ligada a um console e um DVD com uma magrela na capa?
A tecnologia é algo incrível, lhe permite sempre se rodear de artefatos ilusórios para acabar, de toda forma, vivendo uma vida prostrada. Porém, tudo aquilo que há tempos por ela foi enterrado fica sempre apenas como uma vaga lembrança literária ou até poética, e até mesmo uma fonte de diversão alternativa.
São os novos tempos! Quero saber quando terei que enfiar um plug na veia, e assim não precisarei andar ou tomar uma condução para ir trabalhar ou encarar um verdadeiro escritório.
FRASE DA SEMANA
“As pessoas boas devem amar seus inimigos”
Seu Madruga
LI, VI E OUVI
Bruno Pedretti
Li: Chegou a vez dos homens. Após Comer, Rezar, Amar, de Elizabeth Gilbert, Andrew Gottlieb resgata o espírito masculino aventureiro com o livro Beber, Jogar, F@#er. Ele narra a história de Bob Sullivan, um cara traído por sua esposa e que sai em busca da felicidade durante um ano pelo mundo. Sullivan visita a Irlanda para beber 24 horas por dia, aposta tudo o que tem e não tem em Las Vegas e termina seu circuito na Tailândia, onde busca fazer tudo o que deseja sexualmente. A única regra deste desvendador de prazeres é justamente não ter regras! Um livro extremamente engraçado e leve. Em média, R$ 40.
Vi: Um dos sites mais comentados em Nova Friburgo - www.boadaserra. com.br - é ótima opção para quem deseja economizar, mas só se dá bem quem é antenado e acessa frequentemente, pois as promoções mudam com rapidez. É possível encontrar no site inúmeras ofertas, para os mais variados gostos. Fica a dica!
Ouvi: A queridinha do Brasil virou internacional! Ivete Sangalo levantou a poeira no Madson Square Garden, em Nova Iorque, no seu 1º DVD fora do país. Participaram do show artistas famosos, como Seu Jorge, Diego Torres, o colombiano Juanes, James Morrison e Nelly Furtado. O CD e DVD já estão disponíveis nos maiores sites de venda pela internet.
TÔ DE OLHO!
Bruno Pedretti
A camisa celeste alvinegra de Loco Abreu, que traz o número 13 nas costas. Uma excelente pedida para o botafoguense que neste último ano se identificou e agradeceu diversas vezes a Sebastian Abreu por gols que levaram o clube da General Severiano ao título carioca, e a brigar até a última rodada pela Libertadores da América. À venda na loja Estilo Livre, na Avenida Alberto Braune. Preço sob consulta.
Deixe o seu comentário