minutas
- Além de ser um verdadeiro Papai Noel, nosso querido amigo é alegre, simpático, divertido e em seus olhos só vemos amor, carinho, respeito e dedicação. Acho que encontrei o verdadeiro Papai Noel! Há 42 anos, o Luiz se transforma no bom velhinho e faz a alegria das crianças nos hospitais, orfanatos, creches, colégios e em muitos outros lugares, sempre sem cobrar nenhum cachê! Talvez seja este o verdadeiro espírito do Natal – ser verdadeiramente solidário! A primeira vez que se vestiu de Papai Noel foi por acaso, ou por pura brincadeira. Os amigos grampearam papel crepom e colaram o algodão da barba e bigode com cola arábica, no Speac! Isso tudo aconteceu em 68! Pelo visto nosso amigo gostou muito da brincadeira. Que bom para todos nós! Luiz, junto com seus irmãos, criou o Rei das Esquadrias, há dez anos, usando somente madeiras de projetos de manejo sustentável. Amante dos esportes, praticou quase todos, sempre desenvolvendo um trabalho com crianças carentes em comunidades. Este dom de servir ao próximo vem de longas datas e é de família. Um viva bem grande à família Pires de Almeida! Um viva bem grande ao Papai Noel! Um Feliz Natal!
dicionário
CHESTER – 1. Na Inglaterra, é um tipo de queijo gordo. 2. No Brasil, é o nome de uma ave híbrida, um frango geneticamente melhorado, através de vários cruzamentos, que tem 70% de carne de peito e coxa. Muito usado em épocas festivas.
TENDER – Maneira de preparo de pernil de porco em que a peça pré-cozida ou defumada tem sua superfície recortada em losango e recoberta por uma calda, geralmente à base de açúcar mascavo, acrescida de cravos. Assim tratado, o pernil vai ao forno, para absorver o sabor da calda e caramelizar a superfície.
RABANADA – Doce de origem portuguesa, feito com fatias de pão dormido embebidas em leite, calda de açúcar ou vinho, passadas em ovos batidos, fritas em manteiga e polvilhadas com canela e açúcar. Quando são cozidas na calda, chamam-se fatias douradas ou fatias-de-parida. É típica da época da Consoada, banquete familiar português na noite de Natal. No Nordeste do Brasil, as fatias são umedecidas em leite de coco.
perfil
LUIZ AUGUSTO PIRES DE ALMEIDA
PAPAI NOEL
NÃO COME: Jiló. Mas se colocar no prato, até vai!
COME DE JOELHOS: Um bom caldo verde.
GOSTA DE COZINHAR? Gosto. Faço caldos e assados.
SOBREMESA: Frutas diversas. Adoro frutas!
BEBIDA QUE APRECIA: Vinho.
BOTECO PREDILETO: Bar Tauru. Fica no Prado e é do meu amigo Yamaguchi.
RESTAURANTE PREDILETO: Cabritinha Vadia, em Rio Bonito.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Bonito, no Mato Grosso do Sul.
SERRA OU MAR? Serra.
JANTAR INESQUECÍVEL: Sempre os jantares da minha família são inesquecíveis. Os jantares de Natal são sempre especiais.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Ser servido com carinho, respeito e, sobretudo, com amor.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O Gama, que é bom e faz bem saber que tem gente que se preocupa com a arte; o Bar do Vovô, em Lumiar, e em São Pedro da Serra o Bar do Brás, onde se ouve boa música.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A falta de respeito ao próximo, pessoas com mágoas e falar da vida alheia.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Já temos cursos, pena que bons restaurantes fecharam mas, em compensação, outros também abriram. Faltam eventos, pois nossa cidade é excelente em gastronomia.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Que neste Natal as pessoas aproveitem para serem solidárias. A vida é curta para ser pequena.
receitas
ARROZ DE BACALHAU COLORIDO
Ingredientes: 800g de bacalhau demolhado e ligeiramente desfiado, 1 pimentão vermelho e 1 pimentão amarelo, picadinhos, uma cebola grande, picadinha 200 g de azeitonas fatiadas, 200 g de tomatinho cereja, partidos em quatro, sobra de arroz branco, uma cabeça de alho, amassados, uma pimenta-dedo-de-moça (opcional), 1 molho de salsa, azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo: Numa frigideira, refogue o alho e a cebola, no azeite. Acrescente os pimentões, as azeitonas e refogue por 5 minutos. Acrescente o bacalhau, acerte o sal e a pimenta-do-reino e a pimenta-dedo-de-moça. Refogue por 5 minutos. Retire do fogo, acrescente o tomatinho e a salsa. Regue com bastante azeite e sirva quente ou morno.
Notas: Este arroz colorido pode ser feito com a sobra da bacalhoada da ceia e se transformar num belo prato de almoço de domingo. Por isso pode ser feito também com a sobra de arroz branco ou, se não, com arroz fresco. É um prato muito rápido e saboroso. Acompanha muito bem uma salada de frutas secas, aproveitadas também da ceia. Acrescente folhas e terá um almoço maravilhoso de Natal e, melhor, sem muito trabalho! Ainda pode ser servido também no jantar. Aproveite os restos do peru, chester, frango e tudo mais que sobrou para o almoço de Natal. É só dar uma repaginada! Faça como quiser! Mas não deixe de ser feliz e aproveitar da melhor forma possível este dia especial!
FELIZ NATAL E BOM APETITE!
Deixe o seu comentário