A noite de Natal é coroada com a ceia, envolvendo muitas tradições familiares. Algumas têm suas próprias receitas “secretas”, outras degustam apenas os pratos natalinos tradicionais. Para evitar os excessos das festas de fim de ano, o Sesc montou a “Ceia de Natal Alternativa”, ensinando como transformar as partes não convencionais dos alimentos em receitas (salgadas e doces) muito nutritivas e saborosas. Confira algumas delícias a seguir:
- Panetone sem glúten
2 ovos
2 xíc. de creme de arroz
1 xíc. de amido de milho
½ de polvilho doce
1 pitada de sal
4 colheres de açúcar
½ xíc. de leite em pó
½ xíc. de fécula de batata
1 xíc. de água morna
1 colher sobremesa de emustab derretido
2 colheres sopa de margarina derretida
50gr de frutas cristalizadas
30gr passas sem semente
15gr de fermento biológico
Raspas de 2 cascas de laranja
Modo de preparo:
Numa bacia misture as farinhas e o leite reserve. Em outro recipiente coloque o fermento adicione uma colher de açúcar mexa e reserve. Bata os ovos ligeiramente junte a margarina derretida, o emustab derretido e a água morna e misture as farinhas, mexa ate que esteja uma massa homogênea, junte o fermento, mexa mais um pouco, acrescentes as frutas cristalizadas , as passas e a raspa de casca de laranja misture tudo, coloque em forma apropriada, deixe descansar por 25 minutos. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.
- Terrine de casca de frutas
Cascas de 2 laranjas cortadas em tirinhas sem a parte branca
Cascas 2 mangas Tommy ou Palmer madura
Cascas de 3 goiabas vermelhas madura
Cascas 2 maçãs
Casca de 2 maçãs ácidas
200gr de uva pretas
3 colheres sopa de mel
1 litro de água
Raspas de duas laranjas
Raspas de 2 limões
20 folhas de hortelã
300gr de açúcar
36gr de gelatina sem sabor
Modo de preparo:
Leve ao fogo a água, o mel, o açúcar as folhas de hortelã, e as raspas de laranja e limão ate levantar fervura e reduzir para cerca de 900ml. Coe numa panela, dissolva a gelatina, misturando-a ao liquido. Deixe esfriar reserve. Leve as casacas de laranjas a ferver em água por cinco minutos, coe e esfrie.
Montagem da Terrine:
Monte a terrine apoiando uma forma de pão grande numa bacia com água e gelo. Coloque uma parte do liquido na forma e deixe o outro na geladeira. Acrescente as cascas de laranjas em julienne, espalhadas uniformemente, e junte mais um pouco do liquido. Faça uma camada de casca de maçã ácida e vá intercalando a mistura de gelatina com a casca seguinte: uma camada casca de manga; uma camada de casca de maçã; uma camada casca de goiaba; por ultimo a uva preta e o restante do líquido. Cubra com filme plástico e leve a geladeira por quatro horas. Desenforme, fatie e sirva enfeitado com folhas de hortelã.
- Rabanadas sem glúten
1 xíc. de leite
1 xíc. de leite coco
2 colheres de açúcar
2 ovos
1 xíc. de açúcar
1 colher de sopa de canela
Papel absorvente
Óleo para fritar
Modo de preparo:
Corte o pão em fatias e umedeça com a mistura do leite, leite de coco e duas colheres de sopa de açúcar e reserve. Bata as claras em neve acrescente as gemas bata novamente e passe o pão umedecido leve ao fogo para fritar em óleo bem quente ate ficarem douradas, escorra em papel absorvente. Misture uma xícara de açúcar com uma colher de sopa de canela passe as rabanadas e sirva.
- Receita do pão para rabanada
1 1/2 xíc. de creme de arroz
1/2 xíc. de fécula de batata
1/2 xíc. de amido de milho
1/2 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 1/2 colher de chá de emustab
2 claras de ovo
4 colher de sopa de óleo
15gr de fermento biológico
1 1/4 de xíc. de água morna
Modo de preparo:
Numa tigela coloque as farinhas, o sal, o açúcar, o emustab derretido, o óleo a as claras de ovo. Misture bem com as mãos, adicione o fermento e a água, misture bem com as mãos. Coloque numa forma para pão untada e cubra com um plástico e um pano de prato e coloque a forma sobre uma tigela com água quente, para o pão crescer mais rápido. Deixe crescer por cerca de 20 minutos. Pré-aqueça o forno em temperatura média e asse até dourar.
- Torta colorida de bacalhau
600gr de bacalhau
900gr de batata inglesa
Cascas de 3 beterrabas
1 cabeça de brócolis americana
2 cenouras com cascas
12 colheres de creme de leite
3 colheres sopa de manteiga
3 dentes de alho
1 cebola media picada
1 molho de coentro
2 colheres sopa de azeite
150gr de queijo parmesão
Modo de preparo:
Dessalge o bacalhau e reserve (guarde a água para o cozimento da batata). Numa panela doure o alho no azeite, junte a cebola refogue rapidamente, acrescente o bacalhau e refogue por 5 minutos. Junte o coentro picado, mexa e apague o fogo. Reserve. Higienize as batatas, corte-as ao meio, separe em três porções de 300gr cada e leve para cozinhar com a água do bacalhau. 1ª porção de batatas mais as três cascas de beterrabas; 2ª porção de batatas mais duas cenouras; 3ª porção de batatas, mais brócolis. Após o cozimento, amasse como purê separadamente, deixe esfriar.
Montagem da torta
Para cada porção de batata cozida e amassada, acrescente quatro colheres sopa de creme de leite sem soro, 50gr de queijo parmesão; uma colher de sopa de manteiga derretida, 200gr de bacalhau refogado. Misture tudo para que fique uma massa homogênea. Monte a primeira camada com a massa amarela, uma camada com a massa verde e a última camada de massa vermelha. Leve à geladeira até o momento de servir ou, se preferir, polvilhe queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.
- Quiche cremosa de casca de abóbora
Massa
2 xíc. de creme de arroz
1 xíc. de fécula de batata
1 ovo
120gr de margarina
1 colher de sobremesa de açúcar
½ xíc. de polvilho doce
Sal a gosto
Para recheio
500gr de cascas de abóbora
1 xíc. de leite
2 ovos
100gr de queijo parmesão
Pimenta do reino branca a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo:
Numa bacia coloque todos os ingredientes da massa e misture até ficar uma massa homogênea. Abra numa forma de fundo falso e leve ao forno médio por 15 minutos. Reserve. Leve ao fogo as cascas de abóbora, devidamente higienizadas, para cozinhar, depois escorra e triture no liquidificador com o leite e volte ao fogo baixo, mexendo para não grudar. Bata as claras em neve, acrescente as gemas, bata novamente e despeje na panela. Corrija o sal, tempere com a pimenta branca coloque parte do queijo parmesão. Apague o fogo, deixe esfriar um pouco, despeje na massa semi-assada, polvilhe com o queijo parmesão restante e leve ao forno médio para gratinar. Sirva quente ou frio.
- Arroz de Natal
2 xíc. de arroz
½ cebola picada
1 colheres sopa de óleo
1 colher sopa de manteiga
1 colher sobremesa de cúrcuma
1 xíc. de ervilha fresca
1 colher de sopa pimenta rosa em grão
3 xíc. de água
2 colheres sopa queijo parmesão
Modo de preparo:
Refogue a cebola no óleo acrescente o arroz e o cúrcuma, refogue mais um pouco, junte a água deixe cozinhar em fogo baixo. Quando estiver quase cozido, coloque as ervilhas, mexa, tampe a panela, apague o fogo, espere dez minutos. Após, solte o arroz com o garfo, misture a manteiga, a pimenta rosa, arrume em vasilha adequada, polvilhe com o queijo parmesão e sirva.
- Salada crua com molho de linhaça
1 de alface roxa
1 alface americana
1 alface crespa
15 tomates cerejas
2 xíc. de lentilhas cozidas “al dente”
Modo de preparo
Rasgar todas as alfaces e arrumar numa saladeira, colocar as lentilhas no centro, cortar os tomates-cerejas ao meio e polvilhar sobre as folhas e a lentilha.
Molho de linhaça
½ xíc. suco de limão
2 colheres sobremesa de linhaça triturada
½ xíc. de azeite extra virgem
1 colher de sopa de manjericão picado
1 dente de alho amassado ou espremido
1 colher de café de sal
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva para que cada um tempere sua salada.
- Ponche de frutas
Casca de um abacaxi picado e cozido
1 maçã picada
1 xíc de chá de manga picada
1 xíc de chá de uvas cortadas ao meio sem sementes
3 colheres sopa de uvas-passas
1 xíc. de chá de açúcar
1 xíc. de chá de água
200ml de suco de maracujá
400ml de suco de laranja
1 litro de guaraná
Modo de preparo:
Cozinhe a casca do abacaxi com água e o açúcar. Coe. Deixe esfriar e misture os demais ingredientes. Sirva gelado.
Deixe o seu comentário