minutas
- Morando há seis meses em Lumiar, e com seu ateliê montado, Silva Maranhão está encantado com nossa cidade. Tanto que fez muito sucesso com seus trabalhos intrigantes, no Centro de Arte, recentemente. Disposto a se envolver com a cultura local, Maranhão quer ter uma participação grande com a arte e os artistas friburguenses. Nascido no Maranhão, autodidata, expôs nas principais capitais do Brasil e em Nova York em 2008. Concluiu o ambicioso projeto Grito das Nações, com cerca de cem telas, em que o intuito é fazer um museu moderno com uma história épica. Quem perdeu sua exposição no Centro Arte terá o prazer de visitar parte deste acervo inédito em junho de 2011. Esperamos que Silva Maranhão consiga realizar sua vontade de fazer parte do universo friburguense, dividindo sua arte com todos aqueles que são apaixonadas por Nova Friburgo! Um viva bem grande às artes plásticas brasileiras e a Nova Friburgo, que tanto encanta quem passa e, muitas vezes, permanecem por aqui!
- Com uma bela solenidade, a colônia libanesa comemorou recentemente o seu dia, na Praça das Colônias. E é claro que não poderia faltar quibe e esfiha para finalizar a manhã de 22 de novembro. Feitos por Emílio Sawan, o nosso querido amigo Beduíno, tudo estava de apreciar e comer de joelhos! Ainda para marcar a data, um almoço com as melhores iguarias libanesas fechou a semana, no domingo, 27, com muita animação e toda a comunidade libanesa. Um viva bem grande ao presidente da colônia do Líbano, Gilberto Sader, que tanto trabalha pela Cidade das Nações! Viva o Líbano!
dicionário
ESFIHA – Especialidade da cozinha árabe, feita com uma massa leve e fina, recheada de carne, legumes ou ricota. A massa é preparada com farinha de trigo, leite, gordura e, às vezes, coalhada. Existe a esfiha aberta, a esfiha maftuha, em que um pequeno disco de massa é recoberto pelo recheio. Há também a esfiha fechada, esfiha messakara, em que a massa é dobrada sobre o recheio, tomando a forma de um triângulo. Em ambos os casos, o cozimento é feito no forno.
perfil
SILVA MARANHÃO
ARTISTA PLÁSTICO
NÃO COME: Carne crua.
COME DE JOELHOS: Arroz com feijão. Gosto também de churrasco, caldeirada e peixes.
GOSTA DE COZINHAR? Gosto. Faço peixe, carne assada, contrafilé.
SOBREMESA: Pudim de leite.
BEBIDA QUE APRECIA: Vinhos chilenos.
BOTECO PREDILETO: Não tenho um em especial. Aquele que tem um chope gelado eu estou indo.
RESTAURANTE PREDILETO: Fratello, no Rio.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: A região de Nova Friburgo.
SERRA OU MAR? Serra.
JANTAR INESQUECÍVEL: Um jantar com Silvo Gurgel, na Pizzaria Glamour, em Itaipu.
O QUE É SER BEM SERVIDO? O atendimento e a atenção do maitre são prioritários.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A tranquilidade, a cultura rural e o clima.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Ainda não consegui achar nada desagradável, só obtive coisas agradáveis. Ser convidado para expor no Centro de Arte é muito agradável. A cultura de Friburgo é isso: agradável!
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Eu acho tudo muito bom. Estou há pouco tempo em Friburgo e ainda não deu tempo de contestar muito.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Gostaria de morar e pretendo um dia permanecer em Nova Friburgo.
receitas
ESFIHA
Ingredientes - Massa: Três tabletes de fermento biológico (de pão), ½ copo de água morna, 1 copo de óleo quase cheio, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de sal, farinha de trigo e fubá para dar o ponto. Recheio: Quatro colheres de sopa de azeite, 5 dentes de alho picados, meia xícara de azeitona picada, 1 cebola e 1 tomate, pimenta e orégano a gosto e ½ kg de carne (carne moída, peito de frango cozido e picado, ou queijo mussarela).
Modo de preparo: Misturar muito bem os ingredientes da massa até ficar homogênea. Esticar a massa com um rolo, cortar em círculos e enrolar as bordas. Rechear; passar o fubá na massa ao lado do recheio; levar ao forno a 280º.
Nota: Esta é uma receita simples, de inúmeras receitas de esfihas existentes. Muito fácil de fazer e ainda pode ser fechada e recheada de várias formas.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário