O tabagismo está presente em praticamente todas as culturas e é considerado uma das principais causas de mortes no mundo, pois a fumaça apresenta uma mistura de aproximadamente sete mil elementos químicos diferentes.
Nutricionalmente, o consumo do cigarro prejudica a mucosa olfativa e as papilas gustativas, fazendo com que o fumante ingira frutas e verduras com menor frequência e acabe dando preferência a alimentos com excesso de condimentos. Hábitos alimentares inadequados comuns entre os tabagistas são: consumo frequente de café, bebidas alcoólicas, balas e gomas de mascar, na tentativa de eliminar o odor da fumaça.
Uma alimentação equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Alimentos que contém nutrientes antioxidantes e desintoxicantes exercem funções de grande importância e devem ser incluídos nos hábitos alimentares.
O fumo parece estar igualmente relacionado à redução da fração HDL-colesterol em graus variáveis e à indução de resistência à insulina. O nível de vitamina C nos fumantes, por exemplo, é em média 40% mais baixo que nos não-fumantes. Quem fuma tem maior produção de radicais livres devido às substâncias maléficas do cigarro, tornando maior a necessidade desse importante antioxidante.
Procure fazer pelo menos seis refeições ao dia, sendo três lanches e três refeições completas. Procure ingerir pelo menos oito copos de água ao dia, que ajudarão na saciedade e na eliminação de toxinas, e dê preferência às frutas, verduras e aos alimentos ricos em fibras.
Uma grande dica é praticar atividades físicas, pois os exercícios regulares ajudam a desviar a sua atenção, normalmente direcionada para o controle da vontade de fumar. Tenha um estoque de produtos saudáveis em casa, como alimentos com muitas fibras, como uma barra de cereal ou barras de proteínas, para consumi-los quando houver a necessidade de beliscar algo.
Seja persistente e disciplinado, pois seus hábitos não irão mudar a curto prazo. Mas com o tempo você irá se acostumar e vai perceber que alimentos que contém mais fibras e proteínas irão mantê-lo saciado por mais tempo. A longo prazo, esses novos hábitos irão te ajudar a perder e, consequentemente, a manter o peso.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário