Há pessoas que estão aflitas para que a morte chegue. Por quê? Não fiquem tão aflitas, ela vai chegar um dia para todos os seres vivos, embora os cientistas estejam em busca da longevidade, do elixir da juventude. Não tenha pressa nem se desespere, pois ela chegará um dia, mas que ela o encontre satisfeito com a vida, otimista, alegre, e tudo fazendo para o bem-estar do próximo, somente assim morrerá feliz, pois deixará um mundo melhor porque você viveu!
Há muitas coisas que podem ser feitas antes do último dia. Já pensou nas coisas que poderia ter feito e não fez por egoísmo, por mágoas infundadas, por rancor, repulsa aos seres humanos que viviam ao seu lado e nada fez para enxergá-las? Olhe ao seu redor. Nem todas as pessoas têm com o que se alimentar. Há as que vivem sozinhas e doentes e não têm quem delas cuide, quem lhes dê uma palavra de conforto, quem lhes traga um copo d’água, quem tenha uns minutos para dar uma palavra amiga, de conforto, de alegria, de esperança.
Você se locomove sozinha? Não sabe o que fazer do seu tempo? Ainda é tempo de fazer alguma coisa por seus semelhantes paralíticos, inválidos. E as coisas todas que deveria ter feito e não fez, ainda é tempo de fazer. Procure fazer. É questão de hábito. Exercite-se e conseguirá. Melhor ainda, você sentirá um bem-estar tão grande, lhe fará tão bem e nunca mais pensará que a morte está custando a chegar.
E as coisas que fez e não deveria ter feito? Não se lembra de nenhuma? Você é uma pessoa feliz. Há coisas que fazemos sem nos importar se feriram ou magoaram outras pessoas, se foi um mal irreparável. Às vezes nem se arrepende, pois nunca pensou que causaria um mal tão grande.
A vida está sendo prolongada para que haja mais tempo para se ter uma vida melhor, para ser aproveitada da melhor maneira possível. Não se esqueça de que a vida é boa ou ruim, depende de nós mesmos. Não deixe passar essa fase que talvez seja a melhor de sua vida.
Sempre que sentir que está vivendo muito, pense nas pessoas que gostariam de estar vivas e desapareceram cedo demais, sem tempo para realizar as coisas todas que tinham capacidade para realizar. E os sonhos todos de uma vida que foram abortados porque morreram antes do tempo?
Pense nessas pessoas que desapareceram cedo, nas guerras, nos acidentes de estradas de rodagem, assassinatos ou doenças graves. Viva feliz e descubra as maravilhas que uma vida pode proporcionar.
(*) Médica Geriatra e escritora
colaboradora de jornais e revistas.
Deixe o seu comentário