Gastronomia - 25 a 27 de setembro.

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

minutas

- É com grande prazer que fiz esta entrevista com o amigo Ivo Dutra. Além de excelente militar, é um músico de mão cheia. Friburguense, bacharel em Ciências Navais, formado pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante do Rio de Janeiro, no ano de 1984, Ivo já trabalhou embarcado, navegou por diversos mares e aportou em diversos países. Exerceu as funções de oficial de náutica, imediato e comandante de navios mercantes. Ingressou na Marinha de Guerra em 1995, como oficial de navegação. Serviu na Base Naval do Rio de Janeiro, no comando do primeiro Distrito Naval e por mais de dez anos vem servindo no Sanatório Naval de Nova Friburgo. Como capitão de corveta do quadro técnico, assumiu a vice-direção do SNNF em janeiro de 2010, sendo o primeiro friburguense nato a assumir este cargo. Nas horas vagas nosso amigo se apresenta nas noites da cidade com o grupo musical Eles com Bossa e Ela na Nossa, com um som para lá de gostoso! O grupo é formado por seu irmão, Roberto (violão e voz), sua cunhada, Ana (voz), e o saxofonista Sílvio Lamego. Aqueles que ainda não tiveram o prazer de ouvi-los, não sabem o que estão perdendo! Um viva bem grande ao Sanatório Naval, à Marinha do Brasil e a esses músicos maravilhosos, que tanto agradam nossas noites!

dicionário

DICAS – PÃES E FARINHA DE ROSCA - Se o pão sempre envelhece antes que você tenha tempo de consumi-lo todo, corte a bisnaga fresca ao meio, embrulhe uma das metades, cobrindo-a com saco plástico, e congele para usar mais tarde. Se você utiliza o pão para fazer torradas, corte a bisnaga em fatias. Embrulhe-as e congele-as. Você pode colocar as fatias congeladas diretamente na torradeira ou forno. Congele por até um mês.

- O pão dormido – mais barato do que o fresco – pode ser transformado em farinha de rosca. Parta o pão em pedaços e jogue-os no processador de alimentos. Coloque tudo num saco plástico ou recipiente hermético. Congele por até um mês.

perfil

IVO JOSÉ DUTRA DA COSTA PINTO - MILITAR

NÃO COME: Peixe cru.

COME DE JOELHOS: Bife à parmegiana com fritas.

GOSTA DE COZINHAR? Não me aventuro.

SOBREMESA: Todos os doces, sem exceção.

BEBIDA QUE APRECIA: As quentes em geral.

BOTECO PREDILETO: Não frequento.

RESTAURANTE PREDILETO: Truta e Boa Cia.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Lisboa – Portugal.

SERRA OU MAR? Sempre serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: Com minha esposa, no ano de 1988, em Lisboa/Portugal, ouvindo fados.

O QUE É SER BEM SERVIDO? É receber atenção.

O QUE É SERVIR BEM? Dar atenção.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, o ar e os friburguenses.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O trânsito atual, a proximidade com o Rio de Janeiro e a ocupação desordenada de nossos morros.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Considero que já foi alavancada. Temos excelentes restaurantes servindo o que há de melhor em nossa região. Acredito que precisamos melhorar a capacitação técnica de nosso pessoal, talvez aumentando o número de cursos na área.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO:

“Eu sei que vou te amar, por toda a minha vida eu vou te amar...” – Vinicius de Moraes

receitas

LASANHA RÁPIDA DE ESPINAFRE

Ingredientes: 750g de ricota, ½ xícara de queijo parmesão ralado, 1 ovo grande, 1 litro de molho de tomate espesso, 16 folhas de massa pronta para lasanha (use a que não precisa ser cozida), 600g de espinafre picadas, 1 1/3 de xícara de mozarela ralada grosseiramente.

Modo de preparo: Preaqueça o forno a 180ºC. Misture a ricota, o queijo parmesão e o ovo numa tigela grande. Espalhe uma xícara de molho de tomate numa forma refratária grande (cerca de 23cm x 33cm e 7cm de profundidade), levemente untada com óleo. Arrume quatro folhas de lasanha para cobrir o fundo da forma. Se necessário, sobreponha-as um pouquinho. Espalhe ¼ de xícara de espinafre. Repita o processo com mais duas camadas com o molho, as folhas de lasanha, a mistura de ricota e o espinafre. Cubra com as quatro folhas de lasanha que sobraram. Espalhe a sobra da mistura de ricota e o molho da massa por cima. Então, pressione levemente as folhas da lasanha para baixo de modo que o molho suba e alcance também as laterais. Use uma folha de papel-alumínio para cobrir a forma. Asse por 35 minutos. Remova o papel, polvilhe a mozarela e asse por mais 20 minutos até o queijo estar dourado e borbulhando. Retire a lasanha do forno. Sirva em seguida.

Rendimento: Seis porções.

Notas: Esta receita de lasanha é muito simples. Para aqueles que querem deixar a carne de lado, é uma boa pedida. Quem gosta de um sabor mais intenso, acrescente um pedacinho de queijo gorgonzola à mistura de ricota. Dá um sabor especial. E quem gosta de mais sabor ainda, uma boa pedida é um pouco de molho branco por cima de tudo. Experimente!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade