Aprender a gerenciar o uso das redes de relacionamento na internet passou a ser fundamental para o desenvolvimento e sucesso de uma empresa. O alerta é de especialistas em comunicação empresarial, destacando a importância da web e das redes sociais para elevar a produtividade. Afinal, a internet surgiu para revolucionar todas as formas de relacionamentos já existentes. As informações se tornam velhas em questão de minutos e foi preciso gerar uma nova forma de comunicação, justamente as redes sociais, para dar conta de tanta velocidade. Em Nova Friburgo, tais recursos vêm sendo usados cada vez mais.
Redes como Twitter, Orkut e Facebook, ao mesmo tempo em que abrem possibilidades inéditas de fomento do consumo e controle, se tornam também dispositivos de uso crítico para seleção de candidatos às vagas de trainees, estágios e similares. Saber aproveitar isso como ponto positivo à disputa é algo extremamente difícil, mas compensador. É o que afirma o estudante friburguense Vitor Queiroz, que foi selecionado para uma vaga de emprego a partir de um perfil disponibilizado na internet.
“Algumas redes sociais que trazem entretenimento estão sendo muito utilizadas e ganhando maior espaço dentro do campo profissional. Ter meu portifólio compartilhado com o mundo todo é algo que multiplica as minhas chances de uma vaga no mercado de trabalho, é um diferencial”, relata o estudante de jornalismo.
Mas não é só para a seleção de candidatos que as redes sociais têm se destacado. As novas mídias criam a possibilidade de aproximação da empresa em relação ao cliente, estreitam laços e permitem um atendimento personalizado. Luciano Martins, publicitário de Nova Friburgo, comenta a importância das redes para o trabalho que executa. “As redes sociais são essenciais para as agências de publicidade, uma vez que o sucesso de uma agência depende do sucesso dos seus clientes. Fica difícil imaginar, hoje, uma empresa crescer sem se relacionar de forma constante com seus clientes e, dessa forma, nada melhor que desenvolver uma estratégia que esteja incluída a parte de redes sociais. Isso é fundamental para conquistar e manter a fidelidade do público”, diz Luciano.
Muitas empresas proíbem o acesso às redes de seus funcionários, alegando fatores tais como a falta de controle das informações que circulam, ou até mesmo a reputação da empresa. Contudo, especialistas garantem que a proibição não é a melhor solução. “O caminho é o foco contínuo na conscientização dos funcionários de que a informação estratégica é confidencial. Se o funcionário tiver consciência disso, então não importará o ambiente, ele sempre saberá tratar da informação com critério. Avalio que este é um pré-requisito fundamental para uma empresa entrar no ambiente colaborativo das redes sociais. Ou seja, educação e orientação aos funcionários são muito mais importantes do que pensar em controle”, afirma Mauro Segura, diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil.
(*) aluna do 4º período de
Comunicação Social da
Universidade Candido Mendes
As redes e aplicativos mais utilizados na web
Bilhões de pessoas trocam dados e informações através da internet, por vezes até mesmo sem ter conhecimento dessa troca. As redes sociais e de compartilhamento de conteúdo tornaram-se centrais no cotidiano. Os bancos de dados intermedeiam trocas e fazem com que os usuários das redes tornem-se uma espécie de plataforma, que disponibiliza informações e hábitos. Ao mesmo tempo, constroem identidades públicas nos diversos serviços relacionados ao consumo, lazer e trabalho. Abaixo, um quadro com as redes de relacionamentos e aplicativos mais utilizados na web.
Criado em 2006, o twitter é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros. O servidor permite que o usuário receba as atualizações pessoais de seus contatos em tempo real. Tendo um limite de 140 caracteres por mensagem, o aplicativo se assemelha às manchetes de jornais impressos.
Plataforma de mensagens instantâneas, também conhecido pela sigla MSN. Além de mensagens em tempo real com pessoas que tenham o programa, permite aos usuários compartilhamento de arquivos, tais como vídeos, fotos, músicas e afins.
Website em que usuários criam perfis, postam fotos e compartilham mensagens públicas e privadas. É constante a utilização do espaço para publicidade e conteúdo, com indicações de links, vídeos e fotografias.
Rede social com a finalidade de ajudar os membros a criar e manter relacionamentos. Com a possibilidade de participar de comunidades, os usuários demonstram seus interesses e participam dos tópicos e enquetes.
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