minutas
A mais nova moradora da cidade é formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN –, em 2004, período no qual trabalhou com favela, habitação popular e patrimônio. Possui mestrado em Urbanismo, em 2007, pelo Prourb - Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro –, e atualmente está em doutoramento em urbanismo, também pelo Prourb/UFRJ, com ênfase em pesquisa em teoria e história do urbanismo e da habitação. Especialmente em Nova Friburgo há dois anos, tem se dedicado ao patrimônio, destacando como trabalho a revitalização da Fonte do Suspiro, maio de 2009; o Memorial do Colégio Anchieta, maio de 2010, e o livro Barão de Nova Friburgo: impressões, feitos e encontros, agosto de 2010. Além da pesquisa, como arquiteta tem experiência em projetos de hotéis e de verticalização. A querida amiga é casada com Luiz Fernando Folly, um dos responsáveis pela área de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura. Um viva bem grande a todos os arquitetos friburguenses e que lutam por manter o nosso patrimônio histórico e cultural!
dicionário
LOMBINHO – Corte de carne retirado da região lombar do animal, indo do ombro até a perna do porco, ou das costelas até a perna do boi, do carneiro ou da vitela. O lombo é encontrado inteiro, podendo também ser vendido junto com as costelas. Do lombo são retirados os medalhões. É um corte muito macio, normalmente usado para grelhados e assados. Bem saboroso, é usado como prato principal da refeição, com diversos acompanhamentos.
LOMBO CANADENSE – Muito empregado em sanduíches e canapés, é uma carne tratada. É um lombo de suíno, que ficou em salmoura por 48 horas, e passou por um processo de defumo durante 12 horas.
perfil
LUANDA OLIVEIRA – ARQUITETA E URBANISTA
NÃO COME: Carne de porco.
COME DE JOELHOS: Doces.
GOSTA DE COZINHAR? Massas.
SOBREMESA: Todas, contudo, prefiro as geladas. Agora lembrei de Petit Gateau!
BEBIDA QUE APRECIA: Sucos de frutas amarelas.
BOTECO PREDILETO: Não tenho frequentado muitos botecos, mas, aqui em Nova Friburgo, gosto muito do que é servido na Oficina Gourmet.
RESTAURANTE PREDILETO: Trilhas do Araçari.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Cidades históricas, adoro! As cidades mineiras, por exemplo, como Ouro Preto, Tiradentes e outras.
SERRA OU MAR? Mar.
JANTAR INESQUECÍVEL: Pensei nos jantares comemorativos na casa de minha avó.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Simpatia e educação são fundamentais.
O QUE É SERVIR BEM? Uma mesa bem posta, somada à simpatia e educação.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A paisagem, a flora e a gastronomia.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A impaciência, o trânsito e o descaso com os moradores de rua.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Acredito que festivais gastronômicos e maior divulgação da imensa variedade e sofisticação das cozinhas existentes na cidade.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Em contagem regressiva para o aniversário de 200 anos de Nova Friburgo, devemos enfatizar que só preservamos e valorizamos o que de fato conhecemos, então, nos dediquemos a conhecer melhor a cidade em que vivemos.
receitas
SPAGHETTI CACCIATORE
Ingredientes: Duas colheres de sopa de azeite, 30g de bacon bem picados, 180g de peito de frango desossado e sem pele, em cubos, uma cebola grande picada, 120g de champignons finamente fatiados, 120g de cogumelo shitake, com os talos aparados, bem picados, duas colheres de sopa de conhaque, 2 ½ xícara de purê de tomate, uma colher de chá de alecrim seco, ½ colher de pimenta-do-reino preta moída na hora, três colheres de sopa de salsa fresca picada e 300g de espaguete.
Modo de preparo: Aqueça duas colheres de chá de azeite numa frigideira antiaderente grande, em fogo baixo, sem fumegar; frite o bacon por cerca de quatro minutos, mexendo, até dourar levemente; retire com a escumadeira. Aqueça na mesma frigideira uma colher de sopa de azeite, em fogo médio, sem deixar fumegar; doure bem o frango, por cerca de quatro minutos. Com a escumadeira, retire o frango e ponha no prato com o bacon. Leve a água a ferver numa panela grande, para cozinhar o espaguete. Enquanto isso, retome a frigideira e aqueça em fogo médio, sem deixar fumegar a colher de chá restante. Refogue a cebola e o alho por cerca de sete minutos, mexendo de vez em quando, até a cebola começar a dourar. Acrescente os cogumelos e cozinhe por cerca de dois minutos, até começarem a amolecer. Junte o conhaque e cozinhe em fogo alto por cerca de um minuto, até o líquido evaporar. Junte o purê de tomate, o alecrim e a pimenta-do-reino e deixe por cerca de cinco minutos, até encorpar levemente. Adicione o frango, o bacon e a salsa. Cozinhe por mais uns dois minutos, até o frango ficar pronto. Enquanto isso, cozinhe o espaguete em água fervente, até ficar al dente. Escorra bem. Misture o molho de frango com o espaguete numa tigela grande.
Rendimento: Quatro porções.
Notas: Podem ser usados outros tipos de cogumelos, existem várias opções no mercado. Este molho pode ser feito com um dia de antecedência e reaquecido ao preparar o prato. Se quiser dar um toque especial, sirva em quatro pratos fundos e decore com galhinhos de alecrim. O queijo parmesão é opcional.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário