Dia de feira

Texto e fotos: Alex Sandro Santos
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Dia de feira
Dia de feira

Antes mesmo do sol mostrar sua luminosa cara, os feirantes já estão de pé e se preparando para mais um dia de trabalho, na esperança de faturar com a venda de frutas, legumes, verduras e coisas que nem sempre estão nas prateleiras dos supermercados.

Aos domingos e quintas-feiras, na Rua Presidente Vargas, principal artéria comercial do bairro Olaria, e na Rua Manoel Lourenço Sobrinho, a feira se realiza das quatro da manhã até o meio-dia. Segundo Severino do Ramos, 53 anos, responsável pela fiscalização e organização da feira há 15, a feira já existe no bairro há mais de três décadas. Atualmente mais de 300 feirantes expõem seus produtos e mais de 90% são cultivados e produzidos pelos próprios comerciantes. Eles nada pagam para utilizar as ruas e vender os produtos, mas os interessados passam por uma rigorosa avaliação da fiscalização de Posturas da Prefeitura para obter a autorização.

Os feirantes vêm de diversas partes da cidade, geralmente de áreas rurais, como São Lourenço, Lumiar, Conquista, São Pedro da Serra e Vargem Alta. A reivindicação deles fica por conta de mais segurança e banheiros públicos, já que todos, até mesmo os clientes, contam apenas com a boa vontade de alguns donos de estabelecimentos comerciais.

Por lá é possível encontrar os mais diversos produtos, com preços sempre muito atraentes, e tudo muito fresquinho, como garantem os barraqueiros. Sem falar na real possibilidade de pechinchar, o que é praticamente uma praxe neste tipo de negócio.

alex.sandro.fotografias@gmail.com

www.alexsandrofotos.blogspot.com

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade