Dicas para combater a anemia
Bateu um cansaço, uma sensação de fraqueza e um desânimo? Cuidado. Juntos, esses sintomas podem ser um sinal de anemia. O problema é causado pela diminuição do número de glóbulos vermelhos do sangue. Essas células contêm ferro e são responsáveis por levar oxigênio para todo o organismo.
O segredo para combater a doença, como você pode imaginar, está no aumento do consumo de ferro. Mas este mineral não está presente apenas na carne. A seguir, a algumas sugestões de consumo para você variar a dieta e ficar bem longe dos desconfortos causados causados pela anemia:
- Folhas verdes escuras: couve, brócolis, rúcula e agrião são fontes de vitamina C, ferro e magnésio. A vitamina C melhora a absorção do ferro contido em fontes vegetais.
- Cereais integrais: ao contrário dos refinados, eles preservam a película do grão, fonte natural de ferro.
- Feijões, ervilha, lentilha: as leguminosas são fontes de proteína e de ferro, que auxilia no combate a anemia.
- Carne vermelha: ela é uma ótima fonte de ferro, numa versão em que o mineral é facilmente absorvido pelo organismo.
O ferro contido nos multivamínicos, dependendo da forma química que se apresenta, será mais ou menos absorvido pelo organismo. O sulfato ferroso é muito usado, mas tem uma absorção ruim. Em suplementos, prefira o ferro quelado, que será melhor absorvido. Lembrando que anemia nem sempre é carência apenas de ferro, então o ideal é usar um suplemento prescrito por um nutricionista. Assim, você garante o equilíbrio da ingestão dos minerais e corrige o problema com mais eficiência.
Suplementos devem preferencialmente ser tomados com orientação de nutricionista ou médico, portanto siga a orientação recebida. Normalmente podem ser tomados a qualquer hora.
Até a próxima semana!
Elisa Barbosa Loureiro, nutricionista,
atua como consultora em empresas de alimentação e restaurantes, formada na Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio)
Deixe o seu comentário