Sem medo e sem preconceito!

Superação é a palavra-chave no sucesso da friburguense Débora Duarte Moreira, campeã brasileira de musculação e representante da cidade no Mundial de Fisiculturismo
sexta-feira, 23 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Sem medo e sem preconceito!
Sem medo e sem preconceito!

Por Bruno Pedretti

A campeã brasileira de fisiculturismo Débora Duarte Moreira acaba de participar do Campeonato Mundial de Musculação, realizado na Ilha de Mauta, Itália. A friburguense conquistou a sexta colocação na competição mais importante do mundo, diante de 24 atletas que disputaram e 22 árbitros julgadores.

A superação de Débora é a marca registrada da atleta, que enfrenta, além das adversárias, o preconceito de muitas pessoas. Ela diz não se importar, pois a satisfação pessoal vem em primeiro lugar. “As pessoas acham que é um esporte que só os homens podem participar, mas esse conceito vem mudando, inclusive as mulheres mais bonitas do Brasil participam dos campeonatos”, afirma Débora.

A friburguense conta que na Itália a cultura ao corpo é mais valorizada que em nosso país. “Lá as pessoas gostam de malhar e cuidar do corpo, é uma coisa natural, a cultura é diferente”, conta a atleta.

O intuito de Débora é continuar treinando forte, já que o próximo mundial de fisiculturismo será no Brasil, na cidade de São Paulo, e a friburguense já está garantida na competição por ter obtido a sexta melhor colocação. “Pretendo me aperfeiçoar ainda mais. Serviu como experiência esse mundial, percebi minhas deficiências e vou entrar na aula de balé e jazz para melhor realizar a coreografia”, anuncia Débora.

A atleta ficou satisfeita com sua colocação, já que foi avaliada no nível mais elevado da categoria Figure 1, que abrange as mulheres com altura de 1.63m até 1.90m. “Fiquei surpresa com o sexto lugar, quando me classifiquei para a final nem acreditei, realmente foi uma experiência ímpar na minha carreira”, ressalta Débora.

O mundial de fisiculturismo foi acompanhado por cerca de três mil espectadores na Ilha de Mauta. Débora aproveitou para passear na Itália. “Visitei uma cidade que era toda em pedra, além do Lago Azul, que é lindo, a água cristalina. Pena que só tínhamos um dia e meio para passear”, conta a friburguense.

Há dois anos Débora se encantou pelo esporte e conta com o marido para incentivá-la. A atleta também realiza trabalhos como modelo e, segundo ela, a musculação contribui bastante na hora de posar para fotos. “Não ficamos musculosa e com o corpo escultural o ano inteiro, então, quando paro de competir, estou sempre bem fisicamente”, afirma.

A atleta friburguense malha três horas por dia, fazendo trabalhos aeróbicos pela manhã e malhação pesada à tarde, durante toda a semana, além de manter uma dieta rigorosa. Quando está competindo, Débora se alimenta apenas de 100g de frango, 100g de batata e muita água, oito vezes por dia, durante quatro meses. Já quando não está em épocas de torneios, come alimentos integrais e carne branca. O esporte, além de profissão, também é o maior hobbie de Débora, que nas horas vagas adora pular corda, lutar boxe e caminhar ao ar livre.

A atleta sempre morou em Nova Friburgo, mas lamenta a falta de estrutura e de profissionais capacitados para a preparação do fisiculturista. “Preciso viajar para Porto Alegre de dois em dois meses para medir meu percentual de gordura, mudar a série de exercícios e buscar treinamentos diferenciados com meu body builder, Cláudio Freitas, campeão brasileiro”, afirma Débora.

Ela viajou acompanhada de duas mulheres e sete homens, todos com um bom desempenho no mundial. Débora tomou 20 litros d’água dentro do avião para não reter líquidos no corpo. A atleta destaca a importância de seus patrocinadores, que tornaram viável a viagem à Itália: Academia VO2, Rex Calçados, Femme Fatalle e Stam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade