Gastronomia - 10 a 12 de julho. - PRESTIGIEM A MARAVILHOSA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO!

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 09 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

minutas

- A animada e bem-humorada Márcia é uma pessoa muito especial. Qualquer saidinha para um bom papo se transforma numa verdadeira festa. Nossa amiga desenvolve trabalhos sociais na cidade: faz parte da coordenadoria de crisma e catequese do grupo de oração carismática e no Lar Abrigo Amor a Jesus, do entretenimento aos idosos. Nascida em Cachoeiras de Macacu, Márcia foi criada em nossa cidade e é muito querida pelos amigos. Um viva bem grande à Márcia e à família Miranda!

- Há muitos anos sou frequentador do La Bamba Pizzaria e Restaurante, desde quando ainda funcionava num anexo do Hotel Schumacher. O restaurante tem um serviço que gosto muito, que é o das comidas virem até a mesa em travessas e o garçom serve o cliente. Os pratos são bastante fartos, o serviço é excelente, os garçons tratam os clientes como amigos, mas sem importunar, na medida certa. O proprietário sempre se preocupa em como está indo o serviço e se todos estão satisfeitos. E o preço é bem agradável, o que dá ao La Bamba um charme especial. Parabéns a toda a equipe!

dicionário

GOULASH – Tradicional cozido húngaro é um ensopado de carne de vaca, conhecido desde o século IX, quando os gulyas habitavam a região. Sua grafia é gulyás hus, e seu significado, “carne de vaqueiro”. Na época, os vaqueiros se alimentavam de acordo com seus recursos escassos, preparando o prato em um caldeirão, o bogracs, com carne de vaca, cebolas, gordura (toucinho ou banha de porco) e temperos. A páprica doce e a pimenta rosa, hoje tão utilizadas no prato, só foram adicionadas a ele depois do século XVI, quando chegaram à Europa. Os mais exigentes não admitem o uso de farinha ou de vinho no seu preparo. Como acompanhamento, macarrão e bolinhos de batata (galuska).

perfil

MÁRCIA MIRANDA

PSICOPEDAGOGA

INSTITUCIONAL E CLÍNICA

NÃO COME: Legumes e verduras.

COME DE JOELHOS: Frutos do mar. Adoro!

GOSTA DE COZINHAR? Não sei cozinhar.

SOBREMESA: Sorvete, sorvete e sorvete.

BEBIDA QUE APRECIA: Coca zero.

BOTECO PREDILETO: Bon Vivant.

RESTAURANTE PREDILETO: Truta & Boa Cia..

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Florianópolis.

SERRA OU MAR? Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: No Le Bon Bec, em 21 de junho de 2008. O resto são detalhes...

O QUE É SER BEM SERVIDO? O prato que você pediu ser exatamente o que chega à mesa. Com o sabor que você imaginou!

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, os amigos de infância e a nossa gastronomia.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O trânsito, a falta de flores e as fachadas dos prédios escondidas pelos letreiros de mau gosto.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Tudo em Friburgo fecha muito cedo. Quando temos uma atividade cultural, corremos o risco de não encontrarmos nada aberto para um jantar de qualidade. E isso eu acho muito ruim para o turismo.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Que através do incentivo empresarial consigamos desfrutar e viver na cidade-parque!

receitas

GOULASH

Ingredientes: Um quilo de músculo cortado em cubos, 1kg de cebola cortada em rodelas grossas e ao meio, duas colheres de extrato de tomate, uma colher de sopa de manteiga ou banha de porco, ½ colher de sopa de páprica doce, ½ colher de sopa de páprica picante, água suficiente para cozinhar, sal a gosto, duas tiras grossas de casca de limão, uma colher de café de açúcar e ½ colher de café de cominho.

Modo de preparo: Pegue as duas cascas de limão e misture com uma colher de café de açúcar e ½ colher de café de cominho e reserve. Coloque a manteiga ou a banha numa panela, refogue a carne para dourar um pouco. Acrescente a páprica doce e a páprica picante e sal a gosto. Junte a cebola, deixando cozinhar até ficar transparente. Acrescente o extrato de tomate e em seguida as tiras de limão reservada. Deixe cozinhar por quatro horas, acrescentando água conforme a necessidade durante o cozimento.

Rendimento: De 4 a 6 porções

Nota: Caso queira comer o goulash com sopa, deixe com um pouco mais de molho e acrescente batatinhas cortadas cozidas ou cozinhe-as no próprio molho. Caso sirva como prato principal, acompanhe com spatzle ou massa de sua preferência. E, para os adeptos da pimenta, acrescente mais páprica picante. O goulash é uma comida forte e bastante quente. Ótima para as noites frias friburguenses!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade