Tuna Dwek revela seus dotes culinários
com o macarrão mediterrâneo
por Gabriel Sobreira / PopTevê
Simples, sofisticado e feito com ingredientes que encantam os olhos, seduzem o olfato e apaziguam o apetite. É assim que a atriz Tuna Dwek, a Justine de Tempos Modernos, da Globo, define uma de suas especialidades: o macarrão mediterrâneo. Ela é paulistana e sua família é síria. A mãe, o irmão e os sobrinhos moram na Itália. Por isso se considera uma mulher do mundo, assim como sua personagem. “Também sou muito mediterrânea. Adoro o cheiro e o sabor das frutas e folhas frescas”, revela Tuna, que aprendeu a receita da massa com a mãe. “É uma delícia prepará-lo, pois sempre me lembro dos meus familiares”, recorda-se no momento em que entra na cozinha do Hotel Windsor Barra.
A cozinha, aliás, é um dos locais onde a atriz mais se sente à vontade. “Outro lugar que gosto muito é a coxia”, confessa. Quando não está no palco ou gravando, ela sempre chama os amigos para trocar ideias e receitas. “Amo preparar comida para meus convidados”, revela. Tuna diz que essa relação gregária com pessoas e ingredientes vem desde pequena. “Aprendi com a minha mãe que a cozinha é um lugar de encontros e descoberta de talentos”, afirma.
Tuna analisa cada item da receita, sorri e diz que já está pronta para, literalmente, colocar as mãos na massa. “Vamos começar pelos tomates”, diz ela. Enquanto lava o legumes, a atriz conta como foi o início da carreira de intérprete. “Comecei, em 1987, no espetáculo Anjos da Noite. Meu ‘début’ foi com nomes de peso como: Laura Cardoso, Rodrigo Santiago e Paulo Gorgulho”, relembra. Alguns minutos depois, Tuna começa a descascar os dentes de alho. “Em 1990, tive a oportunidade de intermediar a comunicação entre o Luciano Pavarotti e os jornalistas”, aponta ela que é fluente em português, francês, inglês, espanhol, italiano e árabe. Segundo a atriz, isso a ajuda quando a convidam para papéis estrangeiros e também não-ficcionais. “Viver personagens que realmente existiram requer verdade nas ações e na voz”, garante.
Tuna põe duas panelas cheias d’água no fogão, para ferver. “Em uma colocaremos os tomates e na outra o macarrão”, explica a atriz. Não é preciso esperar muito tempo porque o tomate solta a casca rápido. “Não coloque óleo na água. Ele tira o amido e assim o molho não gruda no macarrão”. Depois de cozido, a atriz deixa a massa escorrer. Em seguida, ela pica o alho bem fino. “Ele deve ficar em pedaços minúsculos”, indica a atriz que considera a cozinha um lugar amoroso. “Venho de uma família onde as reuniões informais na cozinha eram bem comuns”, revela. Depois Tuna retira os tomates da água, separa as peles e os corta em cubos. Em um prato, mistura os tomates com manjericão e alho picado.
Finalmente, ela mistura o macarrão com os demais ingredientes, banhados com azeite virgem de oliva. “Não tem um limite de quanto azeite colocar”, diz. Em seguida, a atriz aplica um outro prato por cima deste, cobrindo a mistura. “É preciso deixar marinar por uns 40 minutos aproximadamente”, explica Tuna, que pretende aprender como se faz uma paella espanhola. “Este é o meu sonho”, confessa. Segundo a atriz, a receita tem três informações importantes: “Não use óleo na água do macarrão. Jamais coloque queijo ralado no prato que leva alho cru ou peixe. E acima de tudo, coma à vontade, pois o gosto de alho não fica na boca”, revela Tuna aos risos. Bom apetite.
Macarrão mediterrâneo
Ingredientes:
100 g de espaguete integral ou normal.
3 tomates médios maduros.
2 dentes de alho cru.
Azeite virgem de oliva.
Sal a gosto.
1 Ramo de manjericão.
Modo de preparo:
Depois de lavar os tomates, faça pequenos talhos ao redor dele. Ferva, mas observe atentamente para o momento em que a pele estiver soltando. Termine de limpá-los e retire as sementes. Deposite as folhas de manjericão em um prato fundo. Corte os tomates em tiras ou pedaços e misture no prato com as hortaliças salpicando a gosto. Banhe tudo com azeite de oliva virgem. Separe um prato maior e cubra o prato fundo com a mistura por 40 minutos. Ferva a água e deposite um pouco de sal. Evite colocar óleo na água de fervura porque influencia no sabor final. Cozinhe o macarrão até ficar “al dente”. Escorra e aplique no prato com as folhas de manjericão e tomate. Misture tudo e banhe novamente com azeite e, se necessário, salpique e sirva.
Deixe o seu comentário