Muito popular na culinária brasileira, a salsa tem uma série de propriedades terapêuticas pouco conhecidas pela maioria das pessoas. Uma delas é o alto teor de vitamina C – 166mg por 100g – quantidade três vezes maior da que possui a laranja. A salsa contém também ferro (5.5 mg por 100g), manganésio (2.7 mg por 100g), cálcio (245mg por 100g) e potássio (1mg por 100g).
De acordo com especialistas, o vegetal é um poderoso diurético, reduzindo a retenção de água no organismo, sendo recomendado para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual. Sua alta concentração de vitamina C ajuda na absorção de ferro. Segundo a milenar medicina chinesa, a salsa estimula o apetite e ajuda a desintoxicar o fígado e os rins.
Com tantos poderes terapêuticos, a salsa é um ótimo ingrediente para incrementar pratos da culinária diária, dando um ótimo sabor a qualquer receita. Combina com praticamente tudo, podendo ser utilizada em carnes, aves, peixes, legumes, saladas e outros alimentos. Outra vantagem é que suas folhas podem ser mantidas no congelador.
Uma boa dica para quem quer aproveitar os benefícios da salsa é o suco, indicado para remover o sal e outras substâncias intoxicantes que se acumulam no organismo ao longo dos anos. A receita é simples e barata. Basta pegar um maço de salsa, lavar bem e ferver por dez minutos. Deixe esfriar, coe, ponha em uma jarra com tampa e conserve na geladeira.
Vale destacar que este suco deve ser bebido diariamente. Especialistas recomendam a ingestão de um copo para eliminar as impurezas acumuladas no organismo. Apesar de pouco difundido, o suco de salsa é reconhecido como o melhor tratamento para a limpeza dos rins. E o que é melhor: é um remédio natural, sem contraindicações e acessível a todos os bolsos.
Deixe o seu comentário