Nutrição - 26 a 28 de junho.

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 25 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

“Tenha dentes saudáveis com dieta equilibrada”

Quem não gosta de um belo sorriso? Só que para conquistar uma boca saudável e bonita é preciso cuidar bem dos dentes e gengivas. A receita é relativamente simples e inclui a adoção de alguns hábitos diários, começando pela escovação logo após as refeições. Também é imprescindível passar fio dental, antes ou depois da escovação.

A alimentação tem um papel fundamental na sua saúde bucal. Os açúcares e amidos em muitos alimentos e bebidas contribuem para a formação da placa bacteriana, que destrói o esmalte do dente.

As comidas e bebidas coloridas como chocolate, doce, molho de tomate, café, mostarda, vinho tinto e chá, podem alterar a cor dos seus dentes causando aparência envelhecida em relação a sua verdadeira idade. O consumo frequente desses tipos de alimentos, podem provocar danos, uma vez que os efeitos são intensificados de pouco a pouco, escurecendo e envelhecendo seu sorriso. Há de se destacar que beber frequentemente refrigerantes pode ser mais lesivo do que comer uma porção de chocolate, pois o açúcar combinado com a placa bacteriana produz ácido em 20 minutos, portanto, o refrigerante permanecerá na sua boca em constante estado de acidificação durante horas. O ácido irá perfurar o esmalte dentário e causar cárie, além de poder destruir a membrana periodental.

A adoção de uma dieta equilibrada, baseada nos cinco grupos de alimentos, pode fazer uma grande diferença para a saúde de sua boca. Como lanche, escolha alimentos nutritivos, como, por exemplo, queijo, verduras cruas, iogurte natural ou frutas.

A bulimia (comer demais e vomitar) e a anorexia (medo excessivo de ganhar peso que, muitas vezes, resulta em vômitos) são problemas graves de saúde que afetam diretamente a aparência dos dentes, corroendo o esmalte. O dentista pode corrigir o esmalte deteriorado, mas não pode tratar o distúrbio alimentar, que pode levar ate à morte e deve ser tratado com um psicólogo. Se você tem – ou acha que tem – um distúrbio deste gênero, fale com seu médico ou nutricionista.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade