Nutrição - 19 de junho.

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 18 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Salmão, que delícia!

Saudável, delicioso e com um excepcional valor para a nutrição encontrado em poucos outros alimentos, o adorável salmão de tom rosado pode ser servido numa variedade de maneiras e é sempre um favorito entre os amantes de peixe e apreciado mesmo por aqueles que não gostam de peixe.

Por ser rico em ácidos graxos ômega-3, gordura necessária em nosso organismo, é considerado como protetor do coração, pois evita a formação das placas que obstruem as artérias, controla a pressão arterial, reduz o colesterol e combate os triglicerídeos, prevenindo, assim, a ocorrência de problemas cardiovasculares. Além de todos esses benefícios, o ômega-3 também contribui para o melhor funcionamento do cérebro.

Para aproveitar os benefícios do ômega-3, recomenda-se o consumo de duas refeições semanais à base de peixe (principalmente sardinha, cavala, arenque, atum ou salmão).

Uma porção de 100g de salmão oferece mais do que 100% das recomendações diárias de selênio. Este mineral tem uma importante ação antioxidante, que contribui para a prevenção de certas doenças crônicas. O salmão também é rico em fósforo, que tem um papel fundamental na saúde dos ossos e dos dentes e auxilia a regeneração dos tecidos.

O salmão fresco deve ser guardado, por até 24 horas, em um recipiente fechado na parte mais alta da geladeira. No congelador, pode ser guardado, também em recipiente hermeticamente fechado, por dois a três meses. O salmão defumado ou marinado também é guardado na geladeira, durante o tempo indicado na embalagem.

O salmão fresco pode ser assado ao forno simplesmente, com sal, pimenta, azeite e ervas frescas picadas, ou regado com molho de maracujá. Outra forma de preparo é cobri-lo com shoyo ou molho teriaki (não use sal), deixar algumas horas descansando e levar para assar. Em postas ou filé, o salmão pode ser grelhado. O salmão cozido e desfiado pode ser usado, depois de frio, em saladas e maioneses. Também pode entrar no recheio de tortas e quiches. O salmão defumado é servido em fatias, e fica ótimo acompanhado de creme azedo (creme de leite com suco de limão). Ou acrescentado a ovos mexidos.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade