minutas
- A querida Adriana, morando em nossa cidade há apenas quatro anos, já foi dona, junto com Márcia, do aconchegante Fulana de Tal, em Olaria. Nossa amiga agora empresta seus dotes culinários ao também aconchegante Vó Carmita, na subida da Granja do Céu, que é um pequeno restaurante de comida caseira, onde os clientes podem assistir a tudo que se passa na cozinha, batendo um bom papo enquanto os quitutes são preparados, o que torna tudo mais gostoso. Adriana faz parte de um grupo de senhoras chamado Sociedade de Socorro. Elas recolhem donativos para os mais necessitados e idosos do bairro. Ela ainda arruma tempo para fazer o curso de cozinheiro do CVT e sua meta é cursar gastronomia e se especializar em comidas regionais, principalmente a comida mineira. Que nossa amiga continue com esse espírito empreendedor e que consiga fazer do seu Vó Carmita o melhor restaurante de comida brasileira da região.
dicionário
COLESTEROL – Tipo de gordura presente em todas as células do corpo que regula a passagem das substâncias pelas paredes celulares. Produzido pelo fígado e outros órgãos, o colesterol está presente em vários alimentos como carnes, ovos, crustáceos, gorduras, manteigas, leite, entre outros. Existe em dois tipos: o LDL, também chamado mau colesterol, e o HDL, bom colesterol. A alta taxa de mau colesterol no sangue e/ou o desequilíbrio entre os dois tipos são apontados como responsáveis pelo endurecimento de artérias e aparecimentos de problemas cardiovasculares.
perfil
ADRIANA COELHO
EMPRESÁRIA/RESTAURANTE VÓ CARMITA
NÃO COME: Nabo e rabanete
COME DE JOELHOS: Pastelzinho de fubá com recheio de carne moída. Hummm, maravilhoso!
GOSTA DE COZINHAR? Pratos da culinária mineira.
SOBREMESA: Não sou fã de doces, mas gosto de mousse de chocolate com sorvete de menta.
BEBIDA QUE APRECIA: Coquetel de frutas vermelhas, sem álcool.
BOTECO PREDILETO: Fulana de Tal, em Olaria.
RESTAURANTE PREDILETO: Parrô do Valentim, em Petrópolis.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: O Rio de Janeiro para lazer, os teatros, as salas de cinemas, os shows, a gafieira Estudantina... Para turismo gosto de Tiradentes, a cidade é linda, pequena, pode-se ir a pé a todos os lugares, sem falar na gastronomia mineira diversificada que se encontra ali.
SERRA OU MAR? Serra.
JANTAR INESQUECÍVEL: Quando o meu marido pediu ao meu pai para namorar comigo. Foi lindo, lindo, lindo!
O QUE É SER BEM SERVIDO? Nem sempre ser servido é o ato de alguém lhe trazer ou oferecer algo. Ser bem servido é receber, e esse recebimento vem em forma de amor, amizade, carinho, sentimentos verdadeiros.
O QUE É SERVIR BEM? É servir com amor, é estar sempre com um sorriso estampado no rosto, independente de como esteja sua vida. É servir sem escolher a quem se serve, é o puro amor de nosso senhor Jesus Cristo. Isso é servir bem.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Primeiro, a qualidade de vida é muito boa, aqui os pais educam seus filhos como foram educados, brincando na rua, soltando pipa, dormindo na casa dos amiguinhos; segundo, a natureza é muito rica, temos diversos locais para visitação, onde podemos desfrutar de lindas paisagens, tomar banho de rio, ouvir os pássaros; terceiro, não ter poluição sonora, prezo o silêncio por demais! Aqui é muito bom de viver.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A falta de turismo, de uma ciclovia e sinto falta de eventos relacionados à música de boa qualidade.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Turismo. Quando isso acontecer, não só a gastronomia, mas todas as áreas se beneficiarão. A cidade tem um potencial enorme e não é só com a indústria da lingerie, em vários segmentos, e a gastronomia é uma delas. Temos vários restaurantes em Friburgo onde se come e bebe com todo o requinte, não deixando nada a desejar a restaurante nenhum do Rio de Janeiro e nem aos da tão badalada Itaipava, em Petrópolis.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Que todos juntos possamos escolher melhor os nossos governantes, porque é só desta forma que vamos alavancar um futuro melhor para nós e nossa cidade.
receitas
GALINHADA
Ingredientes: ½ xícara de chá de óleo, uma galinha cortada em pedaços, cinco dentes de alho amassados, uma cebola picada, uma pimenta dedo-de–moça, um tomate picado, dois cubos de caldo de galinha, uma xícara de chá de salsa picada, duas xícaras de chá de arroz, 1 ½ litro de água quente, suco de um limão, uma cenoura ralada, sal e pimenta-do-reino a gosto e uma xícara de chá de cebolinha picada para finalizar.
Modo de preparo: Numa panela grande coloque o óleo, deixe esquentar e doure bem os pedaços de frango, até ficarem na cor de caramelo. Faça um refogado com alho, cebola, as pimentas, o tomate picado, o caldo de galinha e a salsinha. Incorpore a água quente, o suco de limão e deixe cozinhar por dez minutos; acrescente o arroz ao molho e deixe cozinhar. Quando a água estiver secando, junte a cenoura ralada, a cebolinha e mexa devagar. Tampe a panela e desligue o fogo.
Rendimento: De quatro a seis porções.
Notas: Cuidado com o excesso de água, a galinhada pode ficar muito cozida e virar uma paçoca. Se quiser, decore com um pouco de salsa e cebolinha por cima.
CREME DE FEIJÃO
Ingredientes: Cinco conchas de feijão cozido (temperado), três dentes de alho amassados, ½ pimenta dedo-de-moça, pimenta-do-reino a gosto e cebolinha picada para decorar.
Modo de preparo: Bata no liquidificador o feijão temperado, os dentes de alho e as pimentas, até formar um creme. Decore com cebolinha e sirva com a galinhada.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário