Cuidando dos Bichinhos - 12 de junho

Por Drª Flávia de Oliveira Herdy & Drª Henriette Bito Jordão
sexta-feira, 11 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Estresse e obesidade felina

O sobrepeso e a obesidade, além de muitas outras doenças, podem estar relacionados ao estresse e à ansiedade. O animal, assim como nós, muitas vezes compensa a falta de atenção no prazer de ingerir alimentos, o que deve ser tratado. Alguns donos, ou por se sentirem culpados por sua ausência durante grande parte do dia, ou pelo equívoco de entenderem que tratar bem é dar comida, contribuem para que o pet engorde.

Para diminuir o estresse e a ansiedade, o ideal é valorizar a brincadeira e a socialização. Quanto à obesidade, é recomendado incluir uma atividade física diária.

Os gatos devem ser estimulados a realizar atividade física por meio de brinquedos que estimulem a caça, entre outros. Outra brincadeira que os gatos adoram é projetar foco de luz na parede.

É bom lembrar que o aumento de atividade física deve ser gradual, para não exigir do gatinho uma carga de esforço maior do que ele está preparado para receber. Deve-se também controlar a ingestão diária de alimento do animal. As rações oferecem no rótulo a dosagem adequada de acordo com o peso e a raça.

O estresse gera um desequilibro metabólico endócrino e por isso leva o animal ao depósito de mais gordura no corpo. Este desequilíbrio também está associada ao déficit de capacidade imune, tornando o pet mais susceptível a doenças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade