Flávia Namen
O fim de semana será especial para os apaixonados de todas as idades. Tudo por conta do Dia dos Namorados, comemorado neste sábado, 12. A data é perfeita para um programa romântico, com direito a juras de amor eterno, elogios, beijos e carinhos. A troca de presentes também não pode faltar e vale até desfalcar a conta bancária para fazer bonito na hora de presentear a cara-metade. Flores, bombons, perfumes, bichinhos de pelúcia e lingeries estão entre os itens mais procurados pelos apaixonados.
Apesar da badalação em torno do dia, a maioria das pessoas desconhece sua origem. Como muitas outras datas comemorativas, o Dia dos Namorados teve origem na Roma Antiga, nas festas pagãs que aconteciam em meados de fevereiro. Em 496 a data acabou sendo incorporada às tradições cristãs e celebrada no dia 14 de fevereiro em memória de São Valentim, padre romano morto em 270.
No século XVII ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim também como o da união dos namorados. Um século depois a data foi adotada nos Estados Unidos. Canadenses, mexicanos e australianos também seguiram a tradição: no dia 14 de fevereiro os casais participam de missas e trocam presentes, pedindo proteção e felicidade ao santo.
“Não é só de beijos que se prova o amor”
No Brasil a mudança da data se deu por duas razões: aquecer as vendas no mês de junho e aproveitar a proximidade com o Dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro. Tudo começou há 61 anos, com uma campanha do publicitário João Dória para uma loja paulista. Com apoio da Confederação de Comércio de São Paulo, ele instituiu a data com o slogan: “Não é só de beijos que se prova o amor”.
O sucesso não foi imediato. Somente depois de muitos anos que esta data se tornou sinônimo de romantismo, unindo ainda mais os casais apaixonados, que não abrem mão de festejá-la. Prova disso é que o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Afinal, trata-se de um dia que não pode passar em branco e merece ser comemorado em alto estilo. Não há como negar que a vida fica mais alegre e vibrante com gestos de amor.
Deixe o seu comentário