Minutas
- Estava há algum tempo sem entrevistar e homenagear esta classe tão importante, que tanto nos serve e, na maioria das vezes, com muito carinho. O meu querido amigo é um deles. Everaldo é sempre muito requisitado e está sempre presente em quase todas as festas da cidade. Formado pelo Senac/Rio, aos 15 anos e com três especializações em garçom e barman e 21 anos de profissão. Ele já foi supervisor do Hotel Habitare e também é supervisor da Guarda Municipal de Nova Friburgo. Atualmente presta seus serviços aos Commemori Buffet & Festas e o Qualitas Buffet e ainda é um pai mais que dedicado do Pedro Miguel, de 3 anos. Um viva bem grande a todos esses profissionais que desenvolvem seu trabalho com tanta maestria!
Dicionário
MADEIRA – Vinho enriquecido e produzido na Ilha da Madeira, Portugal. É elaborado juntando-se aguardente de cana ao vinho comum. Depois disso é envelhecido em tonéis de carvalho, em estufas. O processo de estufagem do madeira veio com uma alternativa à técnica de amadurecimento do vinho até então empregada, que era mantê-lo durante algum tempo dentro de navios, ao balanço das ondas, sob o calor dos trópicos. Com as guerras napoleônicas, no início do século XIX, o frete tornou-se difícil e caro e, as viagens, arriscadas. Passaram a ser utilizadas, então, as estufas, numa tentativa (bem sucedida, diga-se de passagem) de reproduzir as condições necessárias ao amadurecimento da bebida. É encontrado em quatro diferentes tipos, variando em função das uvas utilizadas: sercial, verdelho, bual ou boal e malmsey. O madeira é muito utilizado também na culinária, enriquecendo molhos e outros pratos.
MADEIRA, MOLHO – Molho francês, feito com o caldo desengordurado da carne, que acompanha cogumelos, vinho branco e vinho madeira. Eventualmente podem ser acrescentadas trufas fatiadas.
Perfil
HOMENAGEM AOS GARÇONS
EVERALDO ABREU DE SOUZA – GARÇOM/BARMAN
GUARDA MUNICIPAL
NÃO COME: Como de tudo.
COME DE JOELHOS: Carnes e massas. Sou bom de boca. Não tenho problemas com comida, ainda mais na minha profissão!
GOSTA DE COZINHAR: Admiro, mas não tenho essa habilidade.
SOBREMESA: Todos os doces. Mas tenho preferência por pudim de leite condensado.
BEBIDA QUE APRECIA: Aprecio vinhos, mas só bebo em ocasiões muito especiais.
BOTECO PREDILETO: Para ser sincero, não tenho tempo para sair. Estou precisando arrumar uma hora.
RESTAURANTE PREDILETO: Estou sempre trabalhando. Na verdade, vivo em eventos, portanto, acabo trabalhando e degustando as coisas boas dos maravilhosos bufês da cidade.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Não tenho preferências, já que a nossa cidade oferece muitas opções de lazer. Quando consigo um tempinho vou a Mongaguá, no litoral paulista.
SERRA OU MAR: Mar. Não gosto de frio.
JANTAR INESQUECÍVEL: Todos os jantares quando estou bem acompanhado.
O QUE É SER BEM SERVIDO? O principal num atendimento é o respeito e a educação. Gosto de ser bem tratado e sair satisfeito.
O QUE É SERVIR BEM? O mesmo que eu gosto quando sou servido. Gosto que meus clientes se sintam satisfeitos quando são especialmente servidos por mim.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A população solícita e agradável, os pontos turísticos naturais e a gastronomia.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O trânsito, os jovens delinquentes nas portas das escolas e nas ruas, e a saúde para a população de baixa renda, que ainda é bastante precária.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Mais incentivo dos empresários, tanto no empreendimento como na qualificação dos profissionais.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Que as pessoas de bem e as autoridades jamais desistam do seu comprometimento com a sociedade e a ética moral.
Receitas
ESPAGUETE COM MOLHO DE CARNE E COGUMELOS
Ingredientes
Uma colher de sopa de azeite, uma cebola grande, finamente picada, dois dentes de alho esmagados, 500g de carne moída, 350g de cogumelos cortados ao meio, uma colher de sopa de mistura de ervas secas, ½ colher de chá de páprica, ½ colher de chá de pimenta-do-reino preta, 800g de tomate pelado, 125g de polpa de tomate, 125ml de vinho tinto seco, 125ml de caldo de carne, 500g de espaguete e parmesão ralado à altura, para servir.
Modo de preparo
Aqueça o azeite numa panela grande. Junte a cebola, o alho e a carne e cozinhe durante cinco minutos. Dissolva bem a carne com um garfo. Junte os cogumelos, as ervas e a pimenta moída. Reduza o lume para o mínimo e deite o tomate pelado, picado grosseiramente, a polpa de tomate, o vinho tinto e o caldo. Tampe e cozinhe durante 15 minutos. Enquanto o molho cozinha, deite o espaguete numa panela grande com água salgada e fervente e cozinhe até ficar al dente. Escorra. Sirva com o molho por cima da massa e coberto com o parmesão ralado.
Rendimento: De quatro a seis porções.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário