Alimentos que não combinam!
Alguns alimentos, quando ingeridos junto com outros, podem ter seus efeitos potencializados, refletindo de forma positiva no organismo. Mas o inverso também acontece, a combinação de alimentos pode fazer com que eles percam suas propriedades. Você já sentiu acidez no estômago, flatulências, dispepsias (má digestão) sem que soubesse a razão? Pode ser que você não esteja combinando corretamente os alimentos.
O famoso cafezinho ou mesmo aquela xícara de chá verde depois do almoço ou jantar é sagrado para muita gente. Mas ambas as opções são ricas em cafeína, que prejudica a assimilação de ferro e de vitamina C. Antes de beber, espere duas horas.
Queijo e presunto parecem nascidos um para o outro, porém não existe tanta harmonia nessa dupla. O ferro do presunto competirá com o cálcio do queijo durante a fase de absorção pelo intestino. Assim, é bem possível que boa parte dos nutrientes de um dos dois alimentos não seja aproveitada pelo organismo.
Ingerir líquido e comer ao mesmo tempo diminui a concentração do ácido gástrico, responsável pela quebra dos alimentos. Isso atrapalha a digestão e reduz a absorção de vitaminas e minerais. Aguarde cerca de duas horas para beber algo. Se tiver muita sede, prefira água, pois é menos prejudicial.
Poderosa fonte de ferro, vitamina C e cálcio, o leite perde suas propriedades quando misturado com café. A cafeína dificulta a absorção desses três nutrientes. Opte por uma das duas bebidas.
Outros alimentos que não podemos misturar:
- Cereais ou raízes de féculas intercalados com frutos ácidos. Ex.: pão e suco de laranja. Tome primeiro o suco de laranja e depois coma o pão.
- Dois alimentos da mesma espécie juntos nas mesmas proporções. Ex.: arroz e macarrão. Teríamos muita concentração de açúcar, o que poderia favorecer fermentações.
- Tomate não combina com limão devido às reações entre os ácidos que compõem esses alimentos.
- Pepino não combina com sal de cozinha. O efeito deste mineral na hortaliça é de ação desidratante.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário