Cuidando dos bichinhos - 10 de abril.

Por Drª Flávia de Oliveira Herdy & Drª Henriette Bito Jordão
sexta-feira, 09 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Seu cão late muito?

Existem cães que sem duvida abusam do direito de latir. Latem o tempo todo ou a noite inteira, atrapalhando o convívio entre familiares e ate mesmo com vizinhos.

Enquanto alguns cães são quietos por natureza, outros simplesmente latem para qualquer coisa que se mova, sempre de maneira histérica e em alto volume.

Há muitas razões para os cães latirem: podem querer atenção, desafiar outros cães, pode usar o latido para avisar aos outros animais das redondezas de sua localização ou a pura e simples excitação com a chegada do dono.

A vontade de chamar atenção dos donos é, sem duvida, um dos motivos mais comuns de latido. Este deve ser ignorado para que os cães não recebam o que buscam, pois caso isso ocorra, os latidos serão incessantes. Não respondendo a este tipo de pedido, você deixará claro que o comportamento do cão não vai resultar no que ele pretende, e após algumas tentativas mal sucedidas, ele certamente desistirá.

O latido expressando vontade de urinar vem acompanhado de alguns sinais do corpo, como andar em direção à porta da rua. Quando bem administrado pelo dono, este é comportamento exemplar, especialmente se o cão consegue despertar a atenção do dono sem latir insistentemente até que a porta seja aberta.

Outro tipo de latido comum é aquele realizado quando alguém se aproxima ou toca a campainha. Faz parte do instinto de proteção dos cães se manifestarem desta forma e novamente o comportamento é interessante quando adotado sem histeria.

Um cão que late muito com certeza tem seus motivos, e estes motivos devem ser analisados e, sempre que possível, precisam ser tratados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade