Fernando Rebouças lança mais dois livros do Tucano Ecologista e da Turma do Oi
Já há algum tempo, os leitores do caderno Light de A VOZ DA SERRA estão sendo brindados com as tiras do Tucano Ecologista assinadas pelo cartunista Fernando Rebouças. Seus quadrinhos são direcionados a crianças e jovens de todas as idades, sempre abordando temas ecológicos, culturais e lúdicos.
Além de colaborar com diversos jornais e revistas nacionais, esse desenhista, cartunista e escritor niteroiense também publica suas tiras no jornal Brazilian News, editado na Inglaterra. Autodidata, Fernando Rebouças foi o criador da Turma do Oi e em 2001 já havia publicado seu primeiro livro de quadrinhos, Oi! O tucano ecologista e sua turma. Agora, a Livros Ilimitados acaba de lançar seus dois novos trabalhos.
O Oi – O Tucano Ecologista e Mico na Mata Atlântica, com várias histórias em quadrinhos e tiras sobre o lixo, o mangue, a poluição, a mata atlântica e mensagens poéticas e lúdicas sobre a natureza. Na história principal, o tucano amarelo viaja de balão atrás de um navio, junto com seus amigos Nhoca e Falei, com a missão de salvar um mico-leão dourado das mãos de caçadores profissionais.
Já o segundo, Oi – O Tucano Ecologista – No mundo da biodiversão, é um livro de quadrinhos e atividades destinado a crianças de todas as idades, contendo historinhas curtas sobre o respeito ao meio ambiente, às águas e à amizade. Na segunda parte do livro há também passatempos, desenhos para colorir e jogos gráficos.
Diversos veículos publicam ou publicaram as tiras e quadrinhos do Oi, entre eles, as revistas Ecologia e Desenvolvimento, Pescador, Ciência Ambiental, Orgânica, Pássaros, Aquecimento Global, Geográfica, além dos jornais Brazilian Times, Brazilian News e A Voz da Serra.
Vale a pena indicar às crianças e jovens o site de Fernando Rebouças, que contém diversas joguinhos e animações, inclusive em 3D, sempre sobre seu tema favorito, a ecologia, claro! O endereço é http://www. oiarte.com.
Nutrição II
Thereza Freire Vieira (*)
MINERAIS: Os minerais são compostos que se originam do solo, importantes para a formação dos ossos e dos dentes e auxiliam as vitaminas e os enzimas na realização de processos metabólicos e ajudam a manter o equilíbrio hídrico. São substâncias químicas, que promovem o funcionamento adequado de muitos sistemas do corpo.
São conhecidos 16 minerais importantes. Os que se encontram em maior quantidade são: o cálcio, fósforo, magnésio. Desses, o mais encontrado é o cálcio, que é essencial para manter os dentes e os ossos fortes, porque essas estruturas contém 99% do cálcio do organismo e, ao circular através do corpo, o cálcio garante o funcionamento dos nervos e pos músculos. O cálcio é encontrado no leite, queijo, iogurte e outros laticínios e também em produtos vegetais, como coalhada de soja, brócolis e em vários outros vegetais e frutas. O cálcio do leite é mais fácil de ser absorvido.
CARBOIDRATOS: Os carboidratos se apresentam na alimentação sob a forma de amido e açúcar. No organismo são transformados em glicose. O amido é mais complexo e sendo metabolizado pelo organismo mais lentamente que os açúcares, mantém um nível de glicose no sangue, mais constante.
ÁGUA: A água é um elemento vital ao organismo. Depois do oxigênio, a água é o elemento mais importante para a manutenção da vida (60 a 65 % por cento do peso de um adulto magro). A perda de 5 a 10 % de água do corpo, resulta em desidratação séria. Sem a água o corpo continuaria funcionando por poucos dias. A água é utilizada na digestão, absorção e transporte de nutrientes.
O corpo humano contém em média 45 litros de água, dos quais 30 litros circulam dentro da célula, constituindo o líquido intracelular. Três litros circulam como plasma sanguíneo, transportando proteínas e outros nutrientes, com capacidade de penetrar na parede dos vasos capilares. O restante, integra o líquido intersticial, que envolve as células e produz outras secreções.
(*) Médica Geriatra e escritora, colaboradora de jornais e revistas
Mury será cenário dia 26 da Trilha da Lua Cheia
Se durante o dia o Trilhas do Araçari encanta pelas cores da natureza, ambiente rústico e agradável e a horta agroecológica, à noite o lugar tem também um charme especial. E para aproveitar este clima o restaurante, que é especializado em comida vegetariana, promoverá no próximo dia 26, a partir das 19h, um programa inusitado: a primeira Trilha da Lua Cheia deste ano.
A programação inclui, além da caminhada, sessão de tai chi chuan e jantar preparado pelos chefs Flamínio Spreafico e Flávio Stern. “A trilha feita durante a noite é uma experiência sensorial, em que ouvimos os sons da mata, identificamos alguns animais de hábitos noturnos, sentimos o ar diferente e alguns aromas. Quando voltamos, é hora de degustar verdadeiras delícias”, afirma Flávio.
A próxima edição do evento acontecerá no dia 30 de abril e, segundo os organizadores, as reservas devem ser feitas com antecedência. Mais informações podem ser obtidas no site www.trilhasdoaracari.com. O preço por pessoa é de R$ 26.
Livro de escritora friburguense estimula a reflexão sobre temas da atualidade
Permitir que o leitor reflita sobre questões da atualidade que integram o dia a dia das pessoas é a proposta do primeiro livro da escritora friburguense Ludmila Maurer, lançado no fim do ano passado pela Marca Gráfica Editora. Máximas da Modernidade Tardia - um convite à reflexão é um ensaio que tem como grande tema a condição humana na hipermodernidade. São 104 páginas que tratam de aspectos que permeiam o cotidiano do homem no século 21 de maneira instigante e abrangente.
Dividido em 11 capítulos, o livro oferece ferramentas que estimulam o leitor a pensar sobre uma série de assuntos ligados ao mundo moderno, como o papel da educação na sociedade atual, o poder da língua/linguagem e a criatividade como emancipação do sujeito. “A obra de Ludmila Maurer nos convida à contemplação do mundo de uma forma diferente, de múltiplos olhares e concepções complementares da realidade (...). Ludmila nos mostra a encruzilhada atual do planeta, desde sua perspectiva de mulher brasileira contemporânea, traçando pinceladas das tendências subjacentes que começam a configurar um mundo novo”, diz o psicoterapeuta Carlos Fregtman, que assina o prefácio do livro.
Para a autora “é preciso mudar conceitos gastos, impostos por ideologias modernas e escassas de comprometimento; compreender algo mais que abarque a complexidade humana”. Para isso ela inicia seu texto com uma discussão crítica, baseada no educador Paulo Freire e no pensador José Luiz dos Santos. Outras referências bibliográficas presentes em seu livro são de nomes consagrados da psicologia e filosofia, como Freud, Nietzsche e Maquiavel. Destaque também para o badalado teórico da comunicação, Marshall MacLuhan.
O livro é uma opção de leitura para quem quer ir além das publicações de autoajuda e busca nas entrelinhas de um texto alguma compreensão do mero ser, conforme destaca o poeta Gilberto Farias. “A palavra transfigura o óbvio, o texto abre margem no dimensionamento literário contido nas páginas deste livro de Ludmila Maurer. Uma jovem escritora de alma literalmente promissora, que escreve para o leitor que não vê – ou que não interpreta – a palavra pelo traço leviano”, diz ele, que assina o texto de contracapa do livro.
Vale destacar que uma resenha da publicação deverá sair em breve no Caderno Ideias, do Jornal do Brasil. Com ilustrações do premiado Guilherme Marconi na capa e de Guilherme Kato no miolo, Máximas da Modernidade Tardia - um convite à reflexão está à venda na Livraria Papelote, a R$ 25. O livro também pode ser adquirido no site www.nofiodapalavra.com.br
Um pouco sobre a autora
Formada em Letras e pós-graduanda em leitura e produção textual pela Universidade Estácio de Sá, Ludmila é colunista da Associação Ítalo-Brasileira de Arte e Cultura e do site www.guia novafriburgo.com, onde escreve artigos sobre os mais variados assuntos. Em 2008 foi palestrante da Semana de Letras da Universidade Estácio de Sá, campus Nova Friburgo, e falou sobre o tema deste seu primeiro livro, a Hipermodernidade. Atualmente coordena o site de assessoria no fio da palavra (www.nofiodapalavra.com.br) e escreve duas biografias romanceadas como ghost-writer, com lançamento previsto para este ano e 2011, respectivamente.
Deixe o seu comentário