Por Leonardo Lima
Formada por Dalmo Latini e Talita Melone e seus filhos Isabela e Ian, de 11 e 7 anos, respectivamente, a Família Clou desenvolve diversos espetáculos desde 2003, em praças, teatros, entre outros espaços de acesso democrático e gratuito. O gosto pelo circo sempre acompanhou o casal, que decidiu ingressar neste ramo há oito anos. “Participamos do projeto Teatro de Anônimos e gostamos bastante. Fizemos contato com muitos profissionais desta área e fomos para o Rio de Janeiro estudar”, afirma Dalmo.
Entre os muitos festivais de que participaram estão encontros como Anjos do Picadeiro, em 2006, na Bahia; Projeto Circunferência, Cambalhota e Tenda das Artes, no Rio de Janeiro; além de todas as edições do Festival de Inverno, em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. “Estamos buscando sempre o aperfeiçoamento contínuo de nosso trabalho, através de trocas de experiências da arte do palhaço. Com o espetáculo O menor circo do mundo somos pioneiros na linguagem do clown e circo em Nova Friburgo e na região”, orgulha-se Talita.
Família Clou recebe prêmio do Ministério da Cultura
No ano passado a Família Clou recebeu da Funarte o Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo, na categoria Trupes e Grupos. Os friburguenses foram selecionados entre participantes de todo o país. “Essa premiação é voltada para grupos circenses e circos de pano de roda, que contemplam projetos de criação ou renovação de espetáculos e circulação do repertório”, explica Talita.
Segundo Dalmo Latini, o prêmio possibilitou à Família Clou a reestruturação e reformulação do espetáculo, através da aquisição de novos materiais e estrutura. “Com parte do dinheiro que ganhamos podemos realizar novos investimentos. Trocamos a estrutura de madeira, por exemplo, por uma mais prática, e adquirimos novos figurinos e cenografia. Além disso, contratamos o diretor João Carlos Artigos, do Teatro de Anônimos”, revela Dalmo.
O menor circo do mundo conta ainda com criação e execução de figurinos de Raquel Theo e cenografia da artista plástica Sandra Valle.
Trupe está percorrendo diversas cidades da região
Como parte do Prêmio Carequinha, a Família Clou deve realizar uma série de apresentações abertas ao público, utilizando o restante da verba recebida. O projeto já teve início no começo deste mês. “Já nos apresentamos no dia 6 em Cordeiro e Macuco, e no dia 7 em Cantagalo. Mas outras cidades, como Bom Jardim, e logicamente Nova Friburgo, também farão parte desta turnê. Ganhamos este prêmio e agora temos que ‘devolvê-lo’ à população”, diz Dalmo.
De acordo com Talita Melone, a escolha da cidade de origem do grupo e dos municípios vizinhos que seriam palcos das apresentações não foi por acaso. “Sabemos da necessidade que a população desses lugares tem de acesso a produções culturais. Tudo foi preparado para levar momentos de prazer e alegria a essas comunidades”, afirma.
Quem quiser obter mais informações sobre a trajetória do grupo pode acessar os sites www.trupe familiaclou.blogspot .com e www.funarte .gov.br. Valem os aplausos!
Deixe o seu comentário