Minutas
- É impossível falar do querido Rogério sem lembrar de sua família e a importância dela em nossa cidade. Seu pai, Chico Faria, foi sempre um dos maiores incentivadores da arte, da cultura, do esporte e, principalmente, sabedor da importância de todas essas coisas em nossas vidas. E, é claro que o Rogério não ficaria atrás, já que sabe o valor e a necessidade de investir numa cidade tão carente de apoiadores culturais. Eu, como presidente do Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), não poderia deixar de agradecer tudo o que a família Faria fez e continua fazendo para que o Gama continue brilhando e levando entretenimento de boa qualidade a todos em Nova Friburgo. Um viva bem grande ao Rogério, a sua família, à Stam Metalúrgica e a todos os que acreditam na transformação de um povo através da arte!
Dicionário
PEIXE – Animal aquático, durante muito tempo injustamente não teve a consideração merecida, por sua imagem estar muito ligada à ideia de jejum, sacrifício e penitência. É, entretanto, uma excelente fonte nutritiva e sua carne de qualidade pode ser utilizada em muitos pratos deliciosos. Os peixes podem ser divididos em gordos e magros, dependendo do teor de gordura de sua carne, entre os gordos, temos o salmão, o atum, a cavala, o arenque e algumas sardinhas; entre os magros, o bacalhau a pescada, o linguado, o badejo e o tucunaré, dentre outros. De modo geral, sua carne é rica em proteínas, ferro, iodo, potássio e outros minerais, além das vitaminas A, B e D. Rico em ácidos graxos, sua ingestão frequente minimiza os riscos de doenças cardiovasculares. De fácil digestão, a carne pode ser preparada assada, grelhada, frita ou ensopada. Altamente deteriorável, deve ser utilizada apenas quando muito fresco ou quando adequadamente congelado.
Perfil
Rogério Faria - Industrial
NÃO COME: Em qualquer lugar.
COME DE JOELHOS: Camarão.
GOSTA DE COZINHAR? Prefiro apreciar.
SOBREMESA: Sorvete.
BEBIDA QUE APRECIA: Caipiríssima.
BOTECO PREDILETO: Bar América.
RESTAURANTE PREDILETO: Crescente e Sardela.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio de Janeiro.
SERRA OU MAR? Observar as ondas me relaxa.
JANTAR INESQUECÍVEL: Com os amigos. Foram tantos!
O QUE É SER BEM SERVIDO? Tudo.
O QUE É SERVIR BEM? Servir com amor e carinho.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: As montanhas, as pessoas e o clima.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Ouvir falar mal das pessoas que gostamos. É a única coisa desagradável em Nova Friburgo.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Mais cursos de gastronomia.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Não um pensamento, mas um pedido: vamos ajudar, em todos os aspectos, a nossa Nova Friburgo.
Receitas
PAPILLOTE DE SALMÃO COM ALCAPARRAS
Ingredientes:
Quatro postas de salmão, uma colher de sopa de mostarda, duas colheres de sopa de azeite de oliva, ½ xícara de chá de alcaparras em conservas, lavadas e escorridas, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Lave as postas de salmão e seque-as com toalha de papel. Reserve. Numa tigela coloque a mostarda, a metade do azeite, as alcaparras, o sal e a pimenta e misture bem. Junte o salmão e reserve. Ligue o forno à temperatura média. Corte quatro quadrados grandes de 21cm x 21cm de papel manteiga e pincele com o azeite restante. Coloque as postas de salmão nos papeis e regue-as com o molho. Feche cada quadrado de papel, unindo as pontas no centro e formando uma trouxinha. Amarre com barbante de cozinha, deixando uma saída para eliminar o vapor. Disponha as trouxinhas numa forma retangular de 27cm x 39cm e leve ao forno por 30 minutos, ou até o peixe ficar cozido. Retire do forno e abra as trouxinhas. Volte ao forno por cinco minutos, ou até o salmão ficar levemente dourado. Retire e sirva em seguida.
Rendimento: Quatro porções.
Nota: O papillote pode ser aberto por seu convidado à mesa, não sendo necessário voltar com o peixe ao forno. Sirva com batatas cozidas regadas com azeite e salsa. Uma salada cai bem também.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário