Nutrição - 27 de fevereiro

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Vamos perder a barriga!

Uma barriguinha saliente pode ter diversas causas como: herança genética, alteração hormonal, retenção de líquido, excesso de peso etc. Mas, antes de recorrer a medidas incisivas para reduzir a barriga, o melhor é tentar queimar energia partindo de ações simples como ter alimentação saudável e praticar atividades físicas periodicamente.

A gordura presente nesta parte do corpo, chamada gordura visceral, é muito perigosa, afinal se esconde entre os órgãos. Uma observação importante é deixar de lado o caráter estético da barriguinha e priorizar a saúde do organismo. Um pouco de gordura no abdome não faz mal. Mas, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), medidas de circunferência abdominal maiores de 80 centímetros em mulheres e 94 centímetros em homens podem representar maiores riscos de doenças cardiovasculares, como infarto ou diabetes.

O outro fator desencadeante da barriga é a postura curvada e sentada o tempo todo, procure se movimentar, levante-se durante o dia, mexa-se e observe se os músculos das costas não estão contraídos e os da barriga relaxados.

Uma grande parcela do sucesso da conquista de uma barriga sarada pode ser creditada à alimentação. Mesmo quem já tem tendência genética a acumular gorduras em locais específicos pode – com a mudança dos hábitos alimentares e a associação de exercícios físicos à dieta – acabar de vez com o acúmulo de pneuzinhos. Evite alimentos gordurosos, frituras, doces em demasia, refrigerantes, carnes gordas e, principalmente, bebidas alcoólicas.

Beber bastante água, além de eliminar as toxinas, também é uma ótima forma de perder barriga pois quem bebe pouca água tem tendência a ressecar o intestino e com a retenção das fezes, a barriga acaba crescendo. E aí, para soltá-lo, o negócio é adicionar muitas fibras, barrinhas de cereais e alimentos integrais ao cardápio. Uma forma de acelerar o metabolismo – e, por consequência, perder peso – é a prática de exercícios. Enquanto queima gorduras, a atividade física também fortalece a musculatura, evitando a flacidez.

Mastigue devagar os alimentos. Essa medida é a mais importante para evitar a dilatação do estômago, e consequentemente, o inchaço da barriga. Ao mastigar devagar, o cérebro registra com maior rapidez a sensação de saciedade e você acaba comendo menos.

Reserve as preparações mais leves para o jantar: à noite nosso metabolismo está reduzido e portanto também devemos ingerir menos calorias neste período, evite gorduras e carboidratos em excesso nestas refeições.

Existem diversas maneiras de declarar guerra à barriguinha saliente. Porém, antes de partir para o ataque é preciso fazer uma consulta. Perder peso e eliminar barriga – qualquer que seja o método a ser adotado – não é brincadeira, então ninguém melhor do que um profissional de saúde para indicar o melhor caminho. Sob a orientação dele, é possível obter os resultados desejados, com muito mais segurança do que sair por aí cometendo loucuras por conta própria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade