Nutrição - 20 de fevereiro

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Vamos comer mais peixe!

O peixe é um alimento de grande valor nutritivo, mas como tudo que se come, tem alguns segredos e cuidados a serem tomados para que seja efetivamente benéfico à saúde e não venha a trazer consequências inesperadas ou inadequadas com o seu consumo

Além de saboroso, o peixe é muito nutritivo e deveria estar sempre em nossa alimentação. Para começar, é rico em proteínas, como qualquer outra carne. Por isso, quem quer deixar de lado a carne vermelha, estará bem nutrido comendo peixe. Além disso, tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, D e B.

E a melhor notícia é que peixe tem pouca gordura! É claro que existem algumas espécies gordurosas, mas, em geral, o peixe tem bem menos gordura do que carne vermelha e frango, e isso faz com que sua digestão seja mais rápida.

E peixe é ótimo para quem quer perder peso e controlar o nível de colesterol no sangue! Algumas espécies de peixe, principalmente aqueles de água fria, são ricos em ômega-3, que é um tipo de gordura bastante benéfica à nossa saúde. O ômega 3 diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose (endurecimento das artérias) e ajuda nas inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas.

Um cuidado a ser tomado refere-se ao peixe congelado. O peixe que passa por processo de industrialização para congelamento não costuma apresentar problema, mas aquele vendido em peixarias e supermercados muitas vezes recebe amônia - importante substancia para a conservação do alimento mas que, em grande quantidade, é tóxica para o organismo humano. A identificação desse problema é fácil, pelo cheiro forte da amônia e, nesse caso, a pessoa dever evitar adquirir o produto.

Seu consumo precisa ser estimulado em função da importância dos peixes na saúde humana: ele deve ser ingerido no mínimo duas vezes por semana, intercalando-o com outros tipos de carnes. Isso irá garantir uma alimentação saudável com repercussões em vários aspectos da saúde física e mental. É importante levar em conta que a maneira de preparar o peixe pode não trazer os benefícios desejados, como no caso do peixe frito. Com isso aponta-se a necessidade da população em geral aumentar o consumo de peixes, preferencialmente assados e grelhados.

Escolha já sua receita, compre o melhor peixe e tenha um hábito alimentar mais saboroso e saudável.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade