Minutas
- A sempre simpática Marise cativa a todos com seus trabalhos e cursos na cidade. Adotou Nova Friburgo há 19 anos, já que é nascida na também especial cidade de Niterói. Nossa amiga promove workshop com professoras do Rio e São Paulo. Está sempre se reciclando e conquistando sempre mais alunos das cidades vizinhas. Mantém uma produção de peças exclusivas, criadas para seus clientes e arquitetos, fazendo um trabalho personalizado. Seu ateliê fica no centro da cidade, na Travessa São João, 22/sobrado. Em breve estaremos vendo os trabalhos de Marise em exposição, aguardem!
Dicionário
MOCOTÓ
É a pata de bovinos sem o casco. Utiliza-se no preparo tanto de pratos salgados como de doces. Salgado é feito um cozido lento, com as patas escaldadas, temperadas com sal, pimenta, salsa, louro, toucinho, limão, mostarda e vinagre, acrescentando-se ou não alguma verdura. Sua aplicação doce mais conhecida é a geleia de mocotó. Nos dois casos, é muito saboroso e nutritivo.
Perfil
Marise Pimenta - Artesã
NÃO COME: Mocotó
COME DE JOELHOS: Talharim
GOSTA DE COZINHAR? Arroz à piamontese
SOBREMESA: Petit gateau
BEBIDA QUE APRECIA: Caipirinha.
BOTECO PREDILETO: Bar América
RESTAURANTE PREDILETO: Pizzaria Predileta
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Búzios
SERRA OU MAR? Mar
JANTAR INESQUECÍVEL: Todos em que minha família está reunida
O QUE É SER BEM SERVIDO? Uma pessoa educada, atenciosa e com requinte
O QUE É SERVIR BEM? Ter atenção e, especialmente, carinho
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A gastronomia, a natureza e a parte artística
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Os engarrafamentos, a violência e a falta de estacionamentos
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Voltar com a festa da truta na praça, que foi a que mais gostei
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Devemos pensar em investir em outras atividades, como o artesanato, para que nossa cidade possa ter outras oportunidades de geração de renda e emprego
Receitas
MOCOTÓ
Ingredientes:
3kg de mocotó, pimenta-do-reino e sal a gosto, ½ maço de coentro, óleo, 1 kg de feijão branco, quatro folhas de louro, ½ colher de sopa de alho, 100g de bacon, quatro litros de água, duas colheres de sopa de caldo de galinha, uma colher de sopa de colorau, 80g de cebolinha verde picada, um pimentão vermelho, um pimentão verde, 20g de tomate sem pele e 100g de cebola picada.
Modo de preparo:
Corte o mocotó em pedaços, junte os temperos numa panela bem quente e com óleo, coloque água e deixe por 1h30min. Depois de cozido, retire os ossos e reserve a metade. Bata uma das metades no liquidificador até virar creme e reserve a outra. Misture as duas partes e acrescente o feijão branco cozido em água. Deixe apurar e sirva quente, com torradas.
Nota:
Mocotó é muito bom para levantar a moral daqueles que se excederam nas festas de Momo. É claro que existem várias maneiras de fazer mocotó e esta é mais uma delas. Eu, como amante desta iguaria, seja inverno ou verão, não resisto nunca! Quem sabe com esta receita a minha amiga Marise não se torne adepta de um bom mocotó!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário