Benefícios do Gengibre
Como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Ele possui múltiplos benefícios: tem ação bactericida, é desintoxicante, afrodisíaca e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. Por atuar no sistema digestivo, também é indicado para evitar enjoos, náuseas e auxiliar na digestão de alimentos gordurosos.
Uma pesquisa realizada com pacientes com câncer mostrou que o uso do gengibre foi capaz de reduzir as náuseas após a quimioterapia, em 40% da amostra. O tratamento quimioterápico é altamente agressivo e usualmente é acompanhado de diferentes efeitos colaterais (náuseas, vômitos, mal-estar, imunossupressão e até infertilidade). As náuseas são muito comuns – até 70% dos pacientes relatam este sintoma – e de difícil controle, por isto estudos com medicamentos ou suplementos que as aliviem são muito bem-vindos. Escolha seu gengibre com a pele sem rugas, pois assim ele não estará fibroso. Descarte os pedaços sem cor, e com as pontas mofadas. Gengibres mais velhos têm o gosto mais forte e mais ardido e, portanto, deverão ser usados com moderação. Eles podem ser guardados dentro de um saco de papel na parte baixa da geladeira por várias semanas. Para prepará-lo, simplesmente descasque com uma faca afiada e rale ou corte-o em fatias finas.
A infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. O chá também faz bem à beleza e à mente. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica ao transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos. Depois, é só beber.
Por ser uma raiz forte, deve ser usado sempre com moderação, quando necessário e com as devidas precauções. Em caso de dúvida, deve-se consultar um profissional nutricionista.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário