Nutrição - 6 de fevereiro

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 05 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Conheça os benefícios da coalhada

Conhecido como o primeiro alimento transformado que se tem notícia na história da humanidade e consumido há séculos em todo o Mediterrâneo Oriental, o leite fermentado (coalhadas, iogurtes) é considerado o Alimento dos Deuses por suas características e propriedades.

A coalhada é a parte sólida resultante da coagulação do leite. A parte líquida, por sua vez, é chamada de soro do leite. É um alimento de altíssimo valor nutritivo, com elevado valor biológico das proteínas existentes no leite fermentado. Estas proteínas proporcionam o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B no intestino humano, o que resulta na melhor absorção de cálcio pelo organismo.

Apreciada na forma tradicional ou servindo de base para várias outras receitas, como bolos e massas, a coalhada é resultado do processo de fermentação do leite. Além de ser rica em vitaminas A e B2, não possui lactose, o que faz dela um alimento recomendado para pessoas com problemas digestivos. Rica em cálcio, também é indicada para quem sofre de osteoporose.

Do ponto de vista culinário, também é considerada um ingrediente completo, sendo um dos alimentos mais importante porque oferece múltiplas possibilidades de preparo. Nos países árabes, participa das principais refeições diárias.

A qualidade microbiológica da coalhada também auxilia na prevenção do crescimento de microorganismos patogênicos e agentes causadores de doenças, o que a faz ser conhecida como um alimento probiótico e imunomodulador, com capacidade até mesmo de ajudar a evitar cânceres.

Apesar de fazer muito bem para a saúde em diversos aspectos, é grande fonte de energia, por isso deve ser consumida com moderação. O ideal é consumir na ceia ou antes de dormir, pois nesse horário acontece o pico do hormônio PTH, responsável pelo transporte do cálcio para os ossos. Ela também pode ser saboreada no café da manhã, doce ou salgada, líquida ou pastosa, fresca, seca ou cozida. Serve como acompanhamento, tempero e base para outros pratos.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade