Gastronomia - 6 de fevereiro.

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 05 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

- Responsável por alguns eventos na cidade, o Kolombu’s Buffet, da nossa querida Kenia, é tudo de bom! Oferece qualidade, bom gosto, atendimento personalizado, infraestrutura e muito mais. Ela foi responsável ainda, em parceria com a Superpão, pelos camarins dos artistas no Teatro Municipal de Nova Friburgo, entre outros eventos. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (22) 2522-2156. Um viva bem grande a todos os bufês da cidade!

- Cardápios pra lá de elaborados e com preços bem acessíveis não faltam em nossa cidade. Para aqueles que querem saborear e variar bastante, basta entrar em contato com alguns restaurantes. A Trilha do Araçari, o Viva Rô, o Crescente Gastronomia, o Bräun & Bräun e muitos outros estão com sugestões excelentes! Aproveitem! Vale a pena conferir!

- Estamos quase na semana de Carnaval! Estou preparando perfis, receitas e dicas excelentes para a festa do Momo. Afinal de contas, ninguém resiste a boas comidas para encarar a folia! Ainda mais quando se exagera nas bebidas! Melhor não ir com muita sede para poder aguentar o tranco! Aguardem!

Dicionário

FRITAR – Técnica culinária que consiste em cozinhar um alimento em gordura, em temperatura muito elevada. Pode-se cozinhar, desta forma, alimentos crus ou já cozidos, lenta ou rapidamente. Emprega-se muito este método para fazer bifes, croquetes, ovos, batatas, bolinhos doces e salgados etc. Existem tipos diferentes de frituras, dependendo da quantidade de gordura empregada em relação à quantidade de alimento. Chama-se sautée ou salteada, por exemplo, fritar-se algo por apenas alguns segundos, somente para lhe dar cor. Dependendo do tipo de fritura empregada e da quantidade de gordura, irão variar os utensílios a serem utilizados. Para qualquer um, entretanto, é essencial que a gordura esteja quente quando o alimento for colocado na panela (caso contrário, ficará encharcado) e é necessário esperar que a capa em volta do alimento se forme antes de reduzir o fogo, para cozinhá-lo por inteiro.

Perfil

KENIA RODRIGUES

DECORADORA/ORGANIZADORA DE EVENTOS

NÃO COME: Jiló.

COME DE JOELHOS: Camarão.

GOSTA DE COZINHAR? Pra muita gente, independente do prato.

SOBREMESA: Não sou muito chegada a doces... Mas, os baseados em chocolates até me atraem!

BEBIDA QUE APRECIA: Cerveja.

BOTECO PREDILETO: Não costumo frequentar, falta tempo.

RESTAURANTE PREDILETO: Outback.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Arraial do Cabo.

SERRA OU MAR: Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: Alguns... No sítio.

O QUE É SER BEM SERVIDO? Produtos de excelência, atendimento qualificado, ambiente agradável. Comida boa muitos fazem, bons serviços poucos têm, mas as duas coisas são indispensáveis.

O QUE É SERVIR BEM? Vai muito além do cardápio selecionado, é uma questão de empatia.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, as pessoas e a gastronomia.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Falta de segurança, o trânsito e o monopólio por algumas empresas.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Divulgação. Da mesma forma que está acontecendo agora com a cultura. A cultura alavancou muito, nunca tivemos uma cidade tão envolvida com este tema!

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Friburgo, assim como a natureza, não faz milagres, faz revelação. 

Receitas

Salada de camarão com laranja e pesto de coentro

Ingredientes:

1kg de camarão médio com casca, ½ k de filé de badejo, folhas de meio maço de coentro lavado, dez colheres de sopa de azeite de oliva, duas laranjas lavadas, um pé de alface americana, um maço de rúcula lavado, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Lave bem os camarões, retire as cabeças, as cascas e a parte escura do dorso. Lave mais uma vez e reserve. Lave o filé de badejo, segue com papel toalha e corte em cubos médios. Coloque o camarão e o peixe no cesto de uma panela para cozimento a vapor com 1 xícara de água, leve ao fogo e cozinhe até o camarão e o peixe ficarem macios. Reserve. Coloque as folhas de coentro em um recipiente de louça ou madeira. Junte o sal e a pimenta-do-reino e amasse com o socador (pilão), juntando aos poucos o azeite. Corte as laranjas em rodelas finas e forre uma saladeira. Forre com as folhas de rúcula e alface americana. Se preferir rasque as folhas com a mão. Distribua o camarão e o peixe e regue com o azeite temperado.

Rendimento:

De 4 a 6 porções.

Notas:

Esta é uma salada bem saborosa, principalmente para aqueles que gostam de coentro. Na falta de pilão, faça o pesto num processador ou até mesmo num liquidificador. As folhas podem variar e uma boa dica são as endívias. Pedacinhos de manga, no lugar da laranja, também é excelente ideia. Só não se esqueça de mudar o nome da receita!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade