Cuidando dos Bichinhos - 6 de fevereiro.

Drª Flávia de Oliveira Herdy & Drª Henriette Bito Jordão
sexta-feira, 05 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Akita

Proveniente da Província de Akita na Ilha de Honshow é reconhecido como Patrimônio Natural Nacional do Japão. Cão do tipo Spitz ou seja: cão de orelhas triangulares, cauda enroscada com a mesma aparência das raças nórdicas como o Husky, Samoyeda, Malamute do Alaska.

Seus sentidos como a visão, o olfato, e a audição são muito apurados, isto faz do Akita um ótimo cão de guarda. Os cães da raça possuem uma aparência de lobo, sendo fêmeas mais baixas, e os machos maiores. O peso varia entre 34 e 50 kg, e a altura na cernelha deve ser entre 64 e 70 cm para os machos, e 58 e 64 cm para as fêmeas.

Sua pelagem é dupla, sendo o pêlo de cima duro e reto e o subpêlo macio e denso, o que lhe dá aparência de um bichinho de pelúcia. Como possui subpêlo, há uma intensa muda (troca de pêlo) em algumas épocas do ano, devendo ser muito bem escovado para manter seu belo aspecto e eliminar os pelos mortos. Suas cores podem ser vermelho-fulvo, sésamo (pelos vermelhos com as pontas pretas) tigrado e branco. Os exemplares de todas as cores, exceto a branca, devem apresentar o urajiro (pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, nas bochechas, sob o queixo, pescoço e ventre, na face inferior da cauda e face interna do membros).

É um cão extremamente quieto, seu latido é considerado um alerta real, pois só late quando há alguma coisa errada. Protetor, prudente, afetuoso e corajoso. Excelente para crianças por ser muito paciente. É muito preocupado e apegado ao dono, sendo considerado cão de um dono só (o que não quer dizer que não possa ser adotado já crescido), mas sofre muito quando abandonado e, às vezes, não consegue se adaptar aos novos donos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade