O mundo mágico da ciência e da tecnologia
“As novidades científico-tecnológicas causam fascínio e medo... O mundo é um lugar melhor graças à tecnologia?”
Quem anda encantado com novos aparelhos eletrônicos de telas sensíveis ao toque, com televisões 3D e com a ‘realidade aumentada’ vai pirar com os recentes estudos e invenções que estão surgindo nos Estados Unidos da América.
Engenheiros do laboratório Media Lab – do prestigiado MIT (Massachusets Institute of Technology) – desenvolveram uma tela de LCD que ‘enxerga’ o ambiente à sua volta, permitindo ao usuário controlar usando apenas gestos os objetos dispostos na tela à sua frente - tecnologia semelhante à apresentada no filme de ficção científica Minority Report. Essa nova tecnologia dispensa teclados, mouse e controle remoto.
Bom, pelo menos vai ser engraçado ver dois irmãos brigando pela escolha do canal de televisão!
Já os pesquisadores da Clínica Mayo realizaram um feito mais impressionante ainda: eles conseguiram fazer com que ondas cerebrais fossem captadas e usadas para digitar caracteres na tela de um computador. É isso mesmo, os caracteres são digitados na tela com o ‘poder da mente’. Só funciona por intermédio de uma touca de eletrodos, mas já representa um avanço considerável no campo de pesquisa da neurociência e poderá melhorar a vida de deficientes físicos ao permiti-los controlar dispositivos eletrônicos como processadores de texto etc. E, num futuro ainda indeterminado, permitirá o controle de próteses mecânicas de braços e pernas.
Há séculos os filósofos divagam sobre a dicotomia alma-corpo. Os cientistas da Universidade de Case Western Reserve colocaram mais lenha na fogueira ao conseguir manter padrões sustentados de atividade em tecidos cerebrais in vitro. Embora não tenha ainda aplicação prática alguma, o experimento não tem precedente e é um passo importante nos estudos sobre a natureza da memória, suas potencialidades e as doenças relacionadas a ela. Será que um dia conseguiremos transferir nossas lembranças para um local que não seja nosso cérebro?
As novidades científico-tecnológicas causam fascínio e medo. Fascínio pelo seu caráter quase mágico, incompreensível para nós, leigos; medo por não sabermos como o mundo será adiante, medo de que a vida perca um pouco do seu charme. De todas as perguntas, talvez a mais importante seja: o mundo é um lugar melhor graças à tecnologia?
Fontes: selecionador de conteúdo Do Melhor: http://twitter.com/domelhor
Deixe o seu comentário