Gastronomia - 9 de janeiro

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 08 de janeiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

Nascido em Nova Friburgo, Benito é uma grande referência para nossa cidade. Um apaixonado por nossas montanhas – “Eu sou homem da montanha” –, saiu de Nova Friburgo, morou no Morro da Formiga, foi para Santos e depois para São Paulo, onde fez carreira e abriu as portas para o mundo. Com aproximadamente 32 anos de carreira, Benito perdeu as contas de suas composições. São mais de 30 discos lançados pelos quatro cantos do universo, divulgando o nome de Nova Friburgo por onde passa. Recentemente foi criado o Dia Municipal da Música Benito di Paula, iniciativa do Grupo Gama, com apoio do vereador Isaque Demani. Benito foi homenageado com um troféu que levou seu nome, entregue aos melhores da música friburguense. Em maio teremos o prazer de assistir no Teatro Municipal três shows de Benito, com produção do Gama. Com uma família totalmente musical, os Velloso nasceram para cantar e, é claro, são superadmirados em nossa cidade. Benito tem três filhos: Rodrigo (formado na Escola Nacional de Música e também nos Estados Unidos), pianista, cantor e compositor; Thiago (formado em marketing), e André (estudante de cinema). Um viva bem grande à família Velloso, a Benito di Paula e todos os músicos friburguenses!

Dicionário

FIORENTINA, ALLA – Denominação de diversos pratos que têm como característica comum a utilização de espinafre. Pode referir-se a uma guarnição francesa cremosa, à base de espinafre, muito utilizada com peixes ou miúdos; a um prato de peixe cozido com folhas de espinafre e molho mornay (molho elaborado com um béchamel encorpado com creme de leite, queijo gruyère e queijo parmiggiano ralado), ou, ainda, a uma carne acompanhada de panquecas de espinafre, croquetes de semolina com queijo parmiggiano e molho.

FLORENTINE – 1. Indica pratos servidos à moda florentina, ou seja, com espinafre, como guarnição ou acompanhamento, na forma de folhas cozidas ou purê. 2. Termo antigo que nomeia uma torta rasa de frutas com uma cobertura de massa alta e trabalhada. 3. Biscoitos de massa muito fina, de manteiga, açúcar, creme e mel, contendo frutas secas e nozes. A massa é primeiramente cozida no fogo, para depois ser pingada em tabuleiro e, então, assada no forno. Depois de prontos os biscoitos recebem cobertura ondulada de chocolate. Diferentemente do que sugere o nome, esta receita é atribuída a pasteleiros austríacos.

Perfil

BENITO DI PAULA CANTOR E COMPOSITOR

NÃO COME: Animais em extinção.

COME DE JOELHOS: Não tenho um prato predileto... Não gosto de jiló e nem de quiabo. E a melhor comida é aquela que é bem servida, em boa companhia e com pessoas educadas e que sabem comer.

GOSTA DE COZINHAR? Não entendo nada de mestre-cuca! Não sei nada de cozinha!

SOBREMESA: Mamão papaya.

BEBIDA QUE APRECIA: Apreciava um bom uísque e um bom vinho. E o chope tinha que ser cremoso...

BOTECO PREDILETO: Gostei muito do Bon Vivant.

RESTAURANTE PREDILETO: Auberge Suisse e Viva Rô!

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Maravilha seria se as pessoas cuidassem de Nova Friburgo! Seria ótimo para viver, para o turismo e até mesmo para nascer!

SERRA OU MAR? Serra... Montanha!

JANTAR INESQUECÍVEL: Foi no Rio Grande do Sul, há tempos atrás, com uma gaúcha inesquecível!

O QUE É SER BEM SERVIDO? Simples, porém, educado. Tem que ser atencioso, saber o que serve e não demorar a servir. Servir é uma arte!

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Tudo aqui é agradável, três coisas seria pouco! As mulheres, então, nem se fala! Porque “agora chegou a vez, vou cantar, mulher friburguense em primeiro lugar!”

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O abandono da Fábrica Ypu, a falta de atenção ao turismo e a cidade poderia ser um pouco mais limpa.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? É o que eu sempre digo: receber o turista e tratar com profissionalismo o turismo é coisa que sabemos fazer e sempre fizemos. Falta um pouco de atenção! Acho também que ajudaria muito a propaganda educativa de Nova Friburgo. Com a internet, fotos, vídeos, tudo ficou mais fácil. Eu faço uma grande divulgação da cidade e poderia fazer muito mais por onde passo, como, por exemplo, nos Estados Unidos, Japão e em muitos outros lugares.

QUE PENSAMENTO VOCÊ DEIXA PARA NOVA FRIBURGO: “O homem que respeita a família que tem, ama a terra em que nasceu”.

Receitas

PANQUECAS À FIORENTINA

Ingredientes:

Massa: 100g de farinha de trigo, um copo de leite, dois ovos, sal.

Recheio: Duas colheres de sopa de queijo parmesão ralado, ½ maço de espinafre cozido e escorrido, noz-moscada a gosto, 150 gramas de ricota, uma gema de ovo e sal.

Molho: Uma colher de sopa de farinha de trigo, quatro colheres de sopa de nozes moídas, uma colher de sopa de manteiga, 50g de queijo parmesão ralado, ½ litro de leite e sal a gosto.

modo de preparo:

Massa: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Se ficar muito espessa, colocar um pouco de leite. Preparar as panquecas como de costume.

Recheio: Bater o espinafre no liquidificador com a ricota, a gema, o parmesão, o sal e a noz-moscada. Rechear e enrolar as panquecas.

Molho: Misturar o leite com a farinha, a manteiga, o sal e engrossar no fogo.

Finalização: Dispor as panquecas numa travessa refratária, cobrir com molho branco. Salpicar parmesão e nozes e levar ao forno para gratinar.

Rendimento: Seis porções.

Nota: Nada como receitas práticas para as férias e o verão. Esta receita pode ser aproveitada de várias formas, trocando apenas as massas. Pode-se aproveitar o molho e usar massa de lasanha, canelloni, rondelle, conchiglie e outras mais. Use sua imaginação!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade