A origem da árvore de Natal
Henrique Amorim
Não é só o presépio, os piscas-piscas, os bonequinhos de Papai Noel e presentes que ornamentam as festividades de Natal nos lares de todo o mundo. Muita gente não dispensa enfeitar a casa com um pinheirinho ou uma árvore de Natal. Mas, de onde vem esta tradição milenar? A árvore de Natal surgiu na Alemanha na Idade Média e ganhou status de principal ornamentação da festa natalina. Os pinheirinhos eram chamados árvores da vida e decorados com maçãs. Os símbolos ornamentavam as casas todas as noites de 24 de dezembro. Já nas igrejas a decoração dos pinheiros era feita com hóstias, simbolizando o corpo de Jesus Cristo distribuído em forma de pão durante a eucaristia, segundo rito católico.
Com a proximidade do Natal, muitas famílias decoravam os pinheiros com castiçais que representavam Jesus Cristo como a luz do mundo. Dentro das casas também eram erguidas as pirâmides natalinas, confeccionadas com madeira de carvalho e decoradas com castiçais e estrelas. No século 16 fundiram-se as pirâmides com as árvores, dando origem às árvores e pinheirinhos de Natal usados atualmente.
Lutar pelo que se deseja
THEREZA FREIRE VIEIRA (*)
É importante saber o que se quer e lutar para conseguir. A vida é uma luta contínua e deve ser vivida plenamente.
Quantas coisas o idoso gostaria de fazer mas não tem capacidade de tomar uma atitude, de ir à luta. Esqueceu-se de que viver é lutar? O que importa não é o quanto se vive e sim como se vive. Existe um meio melhor de viver do que fazer as coisas que sonha, que gosta e que lhe daria prazer?
É por esse motivo que existe a Universidade da Terceira Idade, que até pela televisão pode ser acompanhada, e com direito a escolher o que se deseja saber, conhecer, estudar, embora muitas vezes a família ache que está velho demais para fazer essas bobagens. Para que estudar se está velho? Há tempo para viver e tempo para morrer e enquanto está vivo deve viver a sua vida como deseja, como lhe dá prazer. Deve fazer tudo que quer, que pode, que lhe dá prazer e que não prejudica a ninguém. E no que consiste a liberdade do ser humano.
Se deseja aprender artes plásticas, se foi sempre o seu sonho, vá em frente. Existem professores que terão prazer em ensiná-Ios, pode ser que não chegue a ser um Portinari, mas a alegria que lhe dará quando conseguir pintar a sua primeira tela será gratificante e lhe fará um grande bem.
Gosta de cantar? Por que não procura um grupo, um coral e não testa a sua voz, não canta? Se for aceito e acompanhar os ensaios, garanto que será grande a sua alegria quando se apresentar em recitais, em clubes, em igrejas!
Se tem facilidade com o violão, o bandolim, o piano ... Seja qual for o instrumento, procure um professor que terá grande prazer em ensiná-Ios a tocar.
E será também o melhor meio de encontrar pessoas de todas as idades, com o mesmo gosto, a mesma sensibilidade, oportunidade para trocar ideias, de interessar-se pelas pessoas que estão ao seu redor.
Panetone de cascas
de frutas e pernil com
soja na ceia de Natal:
receitas saborosas e de baixo
custo para incrementar o cardápio
Farta, saborosa e, muitas vezes, cara e calórica demais! Estamos falando da ceia de Natal, um dos principais símbolos das festas de fim de ano, que movimenta as cozinhas da maior parte dos lares brasileiros neste período. Para evitar os excessos dos festejos natalinos, o Sesc promoveu uma oficina de culinária especial. Os participantes aprenderam a fazer uma ceia de Natal alternativa, aproveitando as partes não convencionais de alimentos e as transformando em receitas nutritivas e saborosas, simples e de baixo custo. A oficina faz parte do projeto Sesc Nutrição Alternativa Saudável e Econômica e ensinou uma série de pratos deliciosos. O caderno Light selecionou algumas dessas receitas fáceis de preparar e que prometem deixar o Natal mais saboroso e saudável.
Panetone de liquidificador Ingredientes:
3 ovos
¾ xícara chá de suco de laranja
½ xícara chá de leite
½ xícara chá de margarina
2 xícaras chá de açúcar
800 g de farinha de trigo
2 tabletes de fermento fresco de 15 g
1 colher sobremesa de raspa da casca de laranja
Cascas de 2 goiabas (150g)
Cascas de 3 maçãs (100g)
Cascas de 3 bananas d’água (100g)
Cascas de 2 mangas (150g)
3 formas de panetone
Modo de Preparo:
Em uma bacia coloque a farinha e reserve. Bata no liquidificador os ovos, o suco, o leite, a margarina, o açúcar, a casca da laranja e, por último, o fermento. Despeje em uma tigela e misture a farinha reservada aos poucos. Coloque as cascas e misture bem. Coloque para crescer nas formas próprias para panetone por 1 hora ou até dobrar de volume. Leve para assar por 35 minutos.
Bavaroise de casca de manga com calda de beterraba
Ingredientes:
8 cascas de manga picadas
Suco de dois limões
½ xícara de açúcar cristal
2 colheres de sopa de manteiga
2 xícara de chá de leite
6 gemas
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
1 xícara de chá de creme de leite gelado
3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
Calda de beterraba para decorar
Modo de Preparo:
Numa panela, misture a casca de manga, o suco de limão, metade do açúcar cristal e a manteiga. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Depois de cozido, triture tudo no liquidificador para que vire um purê (se preferir passe pela peneira para ficar um creme liso) e reserve. Aqueça o leite. Numa tigela refratária, bata as gemas com o restante do açúcar até formar um creme esbranquiçado. Junte o leite, despejando em fio, mexendo sempre. Leve a tigela ao fogo em banho-maria mexendo com uma colher até o creme engrossar e cubra as costas da colher (não deixe ferver para não talhar). Hidrate gelatina em ½ xícara de chá de água por alguns minutos e leve ao fogo em banho-maria, até dissolver. Junte-a ao creme de gemas e misture bem. Adicione o purê das cascas de manga e mexa. Reserve. Bata o creme de leite com o açúcar de confeiteiro até obter consistência duro. Junte ao creme de casca de manga e coloque em forminhas umedecidas. Cubra com filme plástico e leve para gelar por, no mínimo 6 horas. Desenforme e sirva com calda de beterraba.
Calda de beterraba
1 beterraba média
1 xícara de água
1 xícara de açúcar
5 cravos da índia
Modo de Preparo:
Higienize a beterraba, corte em pedaços pequenos e triture no liquidificador com uma xícara de água. Passe pela peneira para retirar o bagaço. Numa panela leve ao fogo: o açúcar, o suco da beterraba e o cravo. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos ou em ponto de calda fina. Deixe esfriar e sirva por cima da Bavaroise.
Arroz de festa
Ingredientes:
4 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola picada
2 ½ xícara de arroz
1 xícara de milho verde em conserva
1 xícara de purê de tomate
2 xícaras de caldo de legumes
3 xícaras de suco de laranja
Sal a gosto
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara de talos diversos
1 cebola ralada
1 abobrinha cortada em cubos
Modo de Preparo:
Numa panela aqueça a manteiga, o óleo e refogue a cebola picada. Junte o arroz e refogue por mais alguns minutos. Depois adicione o purê de tomate. Tempere com sal. Misture bem e adicione aos poucos o caldo de legumes e o suco de laranja, até o arroz crescer e ficar quase cozido. Nos últimos minutos de cozimento, junte o milho e termine o cozimento do arroz. Retire do fogo, acrescente o queijo parmesão e misture bem. Aos poucos coloque o arroz numa forma de anel de 24 cm de diâmetro, untada com óleo. Conforme for colocando o arroz, aperte com as costas de uma colher para evitar que se formem buracos. Leve ao forno moderado somente para aquecer. Enquanto isso esquente o restante da manteiga numa frigideira e refogue a cebola ralada. Acrescente os talos e a abobrinha deixando cozinhar até que fique al dente. Tempere com sal. Desenforme o arroz e preencha o buraco da forma com o refogado de talos e abobrinha e sirva.
Pernil de Natal Alternativo
Ingredientes:
200g de carne de porco moída
300g de proteína de soja texturizada
1 cebola
2 dentes de alho
2 ovos
4 colheres de farinha de trigo
1 folha de louro
3 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de chá de cravo da índia moído
2 limões
1 pitada de noz-moscada
Modo de Preparo:
Numa vasilha coloque a proteína de soja de molho em água morna com o suco de um limão por dez minutos. Escorra e esprema bem para retirar todo o excesso de água e reserve. Bata no liquidificador o suco do outro limão e os demais ingredientes do tempero. Misture a proteína e a carne de porco, acrescente os temperos batidos e o ovo até obter uma massa homogênea. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, amassando muito bem para ligar a massa e enrolar, dando um formato chato-alongado, como lombinho. Coloque num tabuleiro untado e asse em fogo moderado, durante 40 minutos, regando de vez em quando com uma colher de água quente (ou molho de sua preferência). Arrume em uma travessa com farofa em volta e enfeite com rodelas de frutas (abacaxi, pêssego e ameixa) ou de sua preferência.
Deixe o seu comentário