Gastronomia - 31 de outubro

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

- O querido amigo Modesto, que é sumidourense, mas friburguense de coração, pois aos dois meses de idade já respirava os ares de nossa terra, é engenheiro mecânico de formação, trabalhou em importantes empresas, como Frimeta e Sotec, ambas friburguenses, presta consultoria e assessoria em diversas áreas e hoje ainda comanda o mais que assistido Pensando Nova Friburgo, na TV Zoom. Ao meu querido amigo desejo muitos vivas e que continue a fazer o sucesso de sempre!

Dicionário

MOQUECA – Ensopado bem brasileiro, típico das culinárias baianas e potiguar, é uma denominação indígena que se refere unicamente ao preparo de peixes. Na Bahia, é temperada com coentro, salsa, tomate, cebola, pimentão, azeite-de-dendê, pimenta-do-reino, malagueta e leite de coco, é usado azeite doce e urucum. Prato de origem indígena (pokeka), inicialmente não tinha molho. Era um embrulhado de peixes pequenos, envoltos em folhas de bananeira, de palmas ou de ervas, assado ao calor de cinzas quentes. Evoluiu, perdendo alguns atributos e ganhando outros.

Perfil

JOSÉ MODESTO AROUCA

ENGENHEIRO – PRODUTOR

E APRESENTADOR DO

PROGRAMA PENSANDO

NOVA FRIBURGO/TV ZOOM

NÃO COME: Alguns pratos que muitos adoram: estrogonofe, yakissoba e salpicão.

COME DE JOELHOS: Uma suculenta e verdadeira moqueca capixaba.

GOSTA DE COZINHAR? Apesar de admirar homens que são chegados à cozinha, esta não é a minha praia.

SOBREMESA: O inigualável arroz doce, que a minha querida mãe Ely faz.

BEBIDA QUE APRECIA: Chope e cerveja, cerveja e chope.

BOTECO PREDILETO: Já frequentei bons botecos. Hoje, uma vez ou outra. Assim, não dá para indicar um predileto.

RESTAURANTE PREDILETO: É um especialíssimo, fora do circuito comercial: é o Restaurante das Quartas-feiras, na Lagoinha. Quem frequenta sabe as delícias que são oferecidas por lá, sob a batuta dos grandes mestres-cucas Domênico, Toti, Canal e Bianor.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Não sou de viajar muito. Assim, não tenho uma cidade preferida. Mas, como todo cidadão da serra, é claro que uma cidade praiana é o caminho preferido.

SERRA OU MAR: Serra, principalmente por Nova Friburgo ser uma cidade serrana.

UM JANTAR INESQUECÍVEL: Vários, sempre acompanhado de pessoas queridas, familiares, amigos... Prefiro não citar um em especial.

O QUE É SER BEM SERVIDO: Uma boa comida, delicadeza, respeito...

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A sua gente (claro, existem algumas exceções), a beleza das suas matas e rios e o clima.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Aquelas pessoas, que são as exceções acima, ou seja, que não respeitam o próximo, como não parar nas faixas de pedestres quando estão dirigindo; que jogam lixo nas ruas e nos rios; que param sobre as calçadas; que andam pelas ruas com o som do carro no último volume, principalmente à noite, enfim, gente que não está preparada para conviver em sociedade, gente mal-educada. Também me irritam o caótico trânsito e as dificuldades que enfrenta quem precisa da saúde pública.

Receita

MOQUECA DE PEIXE

Ingredientes:

1kg de peixe (corvina), um maço de coentro; uma cebola grande cortada em rodelas, quatro dentes de alho grande, um pimentão médio cortado em rodelas, dois tomates maduro cortado em rodelas, 200g de camarão seco sem casca, uma garrafa de leite coco, uma xícara de azeite de dendê, uma xícara de farinha de mandioca, pimenta, sal a gosto e limão.

Modo de Preparo:

Limpe o peixe e passe limão (para tirar o odor); pegue os dentes de alho machuque com sal, e tempere o peixe e deixe descansando durante meia hora (para poder pegar o tempero); ponha meio copo de azeite e espere o azeite esquentar, quando estiver quente adicione o peixe, as rodelas de cebola, tomate e pimentão. Coloque o leite de coco e o resto do azeite, o coentro picado e espere cozinhar. Depois de cozido o peixe, separe-o numa vasilha e o que sobrou da moqueca bata no liquidificador com o camarão seco. Pegue o líquido do liquidificador coloque em uma panela e adicione a farinha de mandioca e leve ao fogo (é melhor o caldo frio para não empelotar). Espere formar um pirão prove o sal e pronto; coloque em um refratário o pirão e o peixe já cozido e sirva com arroz branco com um molho de pimenta.

Rendimento:

4 porções

Nota:

Existem inúmeras receitas de moqueca. Esta é de presente ao meu amigo Modesto, um amante desta iguaria!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade