São Bernardo
O São Bernardo é uma raça natural dos Alpes. Foi originalmente cruzado para ser um cão de trabalho e de resgate. É conhecido pela sua lealdade e vigilância, sendo tolerante com crianças e animais. Por causa dessas características, se tornou um cão de família muito companheiro. Também pode ser bom cão de guarda, pois seu tamanho pode intimidar estranhos, ainda que seu temperamento seja dócil.
Existem duas variedades de São Bernardo: a variedade de pêlo curto e a de pêlo comprido. As duas variedades são de grande dimensão; o corpo é possante, vigoroso, musculoso e harmónico; a cabeça é imponente e a expressão facial em estado de alerta.
O tamanho mínimo para um São Bernardo macho é de 70 cm na altura da cernelha, e para as fêmeas, 65 cm.
Os exemplares da raça de pelo curto são, geralmente mais leves, atingindo cerca de 75 kg (machos) e 65 kg. (fêmeas). Os machos de pêlo longo pesam entre 80 kg e 100 kg e as fêmeas pesam até 85 kg.
Esta raça, como qualquer animal de estimação, necessita de cuidados de saúde básicos. Desde cedo devem ser escovados (1 a 2 vezes por semana e diariamente na altura da muda de pêlo), a tomar banho (sempre que necessário, mas preferencialmente poucas vezes), limpar os dentes (todos os meses), os olhos e as orelhas (semanalmente se possível), para que assim minimizemos possíveis problemas de saúde. Deve-se ter atenção trambém com relação ao peso, animais de porte como o São Bernardo nunca devem ter excesso de peso, especialmente na fase de crescimento.
Ao contrário do que muitos pensam o São Bernardo não é um cão de difícil manutenção. Apesar de precisar de exercícios diários, mesmo depois de adulto, ele não precisa de tanto espaço. Um bom passeio de coleira diariamente trará a dose ideal de exercício para o cão que não tenha muito espaço em casa. Para as crianças, é um grande amigo. Sempre muito bem humorado, adora uma boa brincadeira.
Deixe o seu comentário