Macarrão engorda?
O macarrão é um dos pratos preferidos de quase todo mundo. Com tanta variedade de massas e molhos fica difícil resistir à tentação de encher o prato e sujar a blusa. Porém, após todo esse deleite mais que o corpo, a consciência pesa. Realmente é verdadeiro o mito que massa engorda?
Nosso organismo trabalha como um reservatório. Quando ingerimos mais calorias do que gastamos, o excesso deposita-se em forma de gordura. Quando a ingestão é inferior ao gasto, perdemos peso e, se for igual, mantemos. Assim, não podemos dizer que um determinado alimento engorda e outro não, porque isso depende da relação de digestão e gasto.
Macarrão nada mais é do que farinha, água e, às vezes, ovos. E apesar da fórmula simples, é um alimento muito nutritivo. Ele é rico em vitaminas do complexo B, possui cerca de 11% de proteína em sua composição e é uma excelente fonte de carboidratos, essenciais na dieta diária. Quando alguém duvidar que massa não engorda, é importante lembrar que o macarrão é um alimento com baixo teor de gordura (contém 1,0%). O que engorda, na realidade, são os molhos à base de creme de leite, manteiga e queijos, ricos em gorduras e colesterol.
O macarrão com tomates frescos, que são ricos em licopeno - composto que combate a formação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e também desenvolvimento de tumores, ou mesmo ao sugo, pode tranquilamente fazer parte de um cardápio equilibrado. Para se ter uma idéia: 5 colheres de sopa de macarrão ao sugo possui apenas 66 calorias. Legumes, frangos, peixes e frutas podem fazer parte do cardápio, sem prejuízos à silhueta.
Na hora de escolher a massa, prefira aquelas integrais que além de deliciosas são ricas em fibras.
Lembre-se que é necessário entender primeiramente que tudo em excesso faz mal.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário