Palavreando - 24 de outubro

Por Wanderson Nogueira
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

É mais do que um jogo, é futebol

O futebol seria para muitos apenas um jogo, no qual se tem uma taça em disputa, dois times, 11 jogadores para cada lado e uma torcida em volta. Mas para aqueles que enxergam além do jogo percebem que não se trata apenas de um jogo. Não é apenas uma taça em disputa, mas a honra. Não são apenas dois times, são duas histórias. Não se trata apenas de 11 jogadores de cada lado e uma torcida em volta, mas um mundo que se resume aquele instante, com loucos apaixonados que não estão apenas nas bordas de tudo, mas que são parte integrante do espetáculo, um dos, senão o maior espetáculo da terra.

E Nelson Rodrigues nos seus tantos lampejos de rara inteligência disse: “A seleção é a pátria de chuteiras.” Pois, o Brasil resume nesse jogo a sua honra e a sua história. E não é difícil explicar por que, recorrendo a simples, mas coerente afirmação: o brasileiro ama futebol! O brasileiro canta, sente, pulsa futebol! O brasileiro goza, se diverte e faz piada com o futebol! O brasileiro vibra, incendeia e carnavaliza futebol. Mistura nele suas angústias e sonhos, tragédias e glórias e tem como resultado uma festa impossível de se ver em outro lugar. Festa de cores, sons, xingamentos e também poesia. Escolhe um clube e por ele se entrega, se completa e se emociona. E esse clube passa a fazer parte de sua família.

O futebol é pretexto para reunir os amigos e mesmo que colocados em lados opostos celebrar a amizade. Une a família que saboreia através do futebol o prazer da vida em família.

E por mais que se tente separar torcida de jogadores, um é muito parecido com o outro. Confundem-se nos sonhos e na esperança, ainda que um seja profissional e o outro apaixonado. Um jogador tem o sonho de ser famoso, vencer em sua curta carreira, acumular bens nesse trabalho de tempo contado. Tem esperança de conquistar títulos e torcida, de ser reconhecido. E o torcedor por sua vez, tem o sonho de ser respeitado por aqueles que vestem o brasão que defende, sonha mais com raça e entrega do que propriamente com títulos. Tem esperança em ser campeão constantemente. Assim, futebol é sonho e esperança sempre, mais do que história, mais do que estatística.

É paixão que passa de pai para filho e permanece de geração em geração. E na terra do futebol é assim: a primeira roupa do filho será a do clube de coração do pai. A primeira brincadeira será com a bola. E o primeiro grande evento será no estádio. Se perguntarem ao menino: o que você quer ser quando crescer? Ele dirá sem qualquer dúvida natural aos vestibulandos: jogador de futebol! Futebol é hábito nessa terra, faz parte do cotidiano seja nas conversas de esquina até os eventos mais chiques. Está na mesa? É difícil não falar de futebol. E o torcedor desde cedo é ensinado a cantar o hino de seu clube, é induzido a febres que não passam e paixões que não curam. Aprende piadas para zombar dos torcedores adversários e se encanta com a possibilidade de tirar sarro do derrotado, pois sabe bem que amanhã será ele o sacaneado. Assim, o futebol encontra sua maneira de sobreviver, mas se reinventa a cada novo drible, a cada novo talento que surge e renova, a cada novo grito na arquibancada, a cada nova coreografia das organizadas, mas permanece imortal mesmo é na paixão pelo clube e no fascínio de ver o seu país acima de todas as outras nações.

Não é apenas um jogo. É metáfora da vida com a gangorra das conquistas, no ciclo do sucesso, na magia da surpresa e na fantasia de querer ser sempre o melhor. É lição de história com o vencido e o vencedor, da garra que vence o dinheiro e da raça que derrota o grande. É, pois, metáfora das metáforas e lição das lições no caminho que percorre a bola, no movimento da bandeira, na ginga das chuteiras, no embalo das provocações, no entusiasmo das provações e em cada canto ensaiado pelas torcidas. Todos esses e outros mais na busca pela glória, sempre eminente e saborosa glória, que não é formada propriamente de títulos, mas respeito pelas cores que defende, honra pelo brasão que entoa e história que se faz e refaz em gols, heroísmos e pequenos detalhes que eternizam homens e momentos, imortalizando o sentido e o sentimento que faz do futebol ser o jogo que é!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade