Cuidados com os cães no calor
E fim do ano se aproxima e junto dele os dias começam a ficar mais quentes. Nessa época procuramos nos refrescar a todo custo assim como nosso melhor amigo.
E não é somente os dias quentes, com o sol forte que os incomoda, os cães possuem o corpo recoberto por uma pelagem seja ela curta ou longa, o que piora a sensação de calor. Além disso, eles não possuem glândulas sudoríparas (de suor) como os humanos, portanto eles não suam, fazem a troca de calor com o ambiente através da boca, por onde o ar frio entra e resfria o corpo.
Os que mais sofrem, são as raças de cães adaptadas ao inverno, pois além de possuírem pelo e subpelo, possuem uma camada de gordura sob a pele que os protege do frio, aumentando ainda mais a sensação de calor.
É muito importante que nesses dias quentes os animais tenham sempre água fresca e que tenham um lugar sombreado para ficar (independente da casinha).
Animais que tenham o hábito de passear diariamente, que seja feito nos horários mais frescos do dia (manhã e final da tarde) e que não se use focinheiras muito apertadas caso esta seja necessária. Deve-se evitar deixar animais dentro do carro mesmo com vidro um pouco aberto.
Para os cães de tosa, esta deve ser feita sempre que o pêlo estiver crescido, mantendo-o baixo. Os banhos podem ser dados com uma frequência maior, sempre mantendo um intervalo de 15 dias.
Com esses cuidados tanto você quanto seu amigo terão os dias quentes bem refrescados.
Deixe o seu comentário